Histórico

 

A história da Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto remete aos anos de 1980, com a criação do Departamento de Matemática que sempre teve, em seu quadro funcional, profissionais preocupados com as questões relacionadas à formação de Professores de Matemática e sua atuação nas escolas de Ouro Preto e região.


Após a realização de diversos projetos de extensão voltados para tais profissionais, em 1998, iniciou-se a primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática da UFOP que já formou centenas de Professores de Matemática sob uma perspectiva da valorização dos conhecimentos matemáticos, pedagógicos e curriculares contando, para isso, com diversas disciplinas de Educação Matemática ao longo do curso.


A partir daí, começaram a acontecer, regularmente, concursos públicos para a área de Educação Matemática e, em 2002, foi natural a criação do curso de Especialização em Educação Matemática, cuja última turma ingressou em 2007, ano em que foi aprovado pela CAPES a proposta de um Mestrado Profissional na área de concentração de Educação Matemática na UFOP.


No ano de 2008, então, ingressou a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Matemática. De lá para cá, mais de 110 dissertações já foram defendidas, gerando produtos educacionais voltados para Professores de Matemática, abordando metodologias inovadoras de ensino focadas na aprendizagem matemática dos alunos. Os egressos do curso atuam nos mais variados níveis de ensino, desde a Educação Básica (escolas públicas e particulares) até o Ensino Superior (universidades públicas e privadas). Um grande destaque é o fato de vários egressos terem sido aprovados em concursos públicos e hoje trabalharem em Institutos Federais e alguns em Universidades Federais, especialmente aqueles que, posteriormente, concluíram seu Doutorado na área de Educação Matemática em instituições nacionais e internacionais.


Já em 2016, foi criado o Departamento de Educação Matemática da UFOP (o primeiro em universidades federais brasileiras) que é composto, atualmente, por 10 Professores Doutores em Educação Matemática, cujas atividades englobam ensino (nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, e no Mestrado Profissional em Educação Matemática), pesquisa (desde iniciação científica, até orientação e produção científica) e extensão (a partir da coordenação de projetos de formação continuada de professores de Ouro Preto e região).


Assim, o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEDMAT) conta com os docentes do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e também dos Departamentos de Educação (DEEDU), de Matemática (DEMAT) e de Educação e Tecnologias (DEETE) da UFOP, sendo formado, atualmente, por 11 docentes permanentes e 1 docente colaborador.


Cabe, por fim, um destaque ao Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (EEPEM), evento promovido pelo PPGEDMAT que, em 2020, completará sua 11ª edição. Mais informações sobre esses eventos podem ser acessadas na página do programa seguindo a sequência PROGRAMA -> EVENTOS -> EEPEM

 

 

Você está aqui: Home Programa Histórico