CEIAM

CEIAM - Coletivo Educação Integral e(m) Atividades Matemáticas


Historicamente, a experiência construída, interinstitucionalmente, com pesquisadoras/es do Núcleo de Estudos Escola Pública em Tempo Integral (UNIRIO) e do Teoria Histórico Cultural da Atividade na Pesquisa em Educação (UFMG) ensejou a organização de um grupo preocupado com o Ensino de Matemática no horizonte da Educação Integral. Surge assim o Coletivo Educação Integral e(m) Atividades Matemáticas (CEIAM), grupo que realiza pesquisas voltadas à dimensão das práticas (matemáticas) desenvolvidas, sobretudo, em escolas de tempo integral. São interesses principais de seus componentes: i) colocar em perspectiva os espaços escolares nos quais se mobiliza conhecimento matemático, com vistas a analisar processos de ensino e de aprendizagem; ii) contribuir com o monitoramento de políticas públicas que envolvem a educação integral e(m) tempo integral. Ademais, o grupo ancora-se teoricamente na tradição histórico-cultural, com especial interesse na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. 

Líderes
André Augusto Deodato
Davidson Paulo Azevedo Oliveira 

Membras (os)
Amanda Vieira Mendes
Ana Clara Soares Bravo
Ana Flávia Siqueira Pinto Dias
Claudiane Ferreira de Jesus
Márcio Gustavo Vieira
Pedro de Oliveira Ribeiro Penna

Destaque
O grupo, desde setembro de 2024, realiza ações conjuntas em parceria com o grupo intitulado “Laboratório de Educação Matemática no Ensino (LEME)”, liderado pela professora Márcia Maria Fusaro Pinto na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

 

Grupo Ceiam

Endereço no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4627141689232173