Histórico

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), aprovado em 2007 pela CAPES, iniciou suas atividades com a primeira turma de Mestrado Profissional em 2008. Em novembro de 2020 a CAPES homologou a mudança do curso para Mestrado Acadêmico. O PPGEDMAT possui nota 4 na avaliação da CAPES. No final de 2020, o PPGEDMAT havia formado mais de 120 mestres.

O curso é presencial com atividades realizadas no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto, às quintas-feiras e às sextas-feiras. O PPGEDMAT é marcado pelo esforço em aliar a formação pós-graduada, voltada para a prática docente "real", à formação do pesquisador, de modo a oferecer ao mestrando ferramentas e habilidades que lhe permitam refletir sobre sua própria prática (e sobre a prática docente em geral), a partir de leituras e estudos que lhe proporcionem sólida fundamentação teórica.

Cabe ressaltar que o PPGEDMAT promove eventos científicos regionais e tem a ele vinculada um periódico científico, a Revista de Educação Matemática de Ouro Preto - Revemop. Para mais informações assista ao vídeo institucional na página inicial.