Dissertações defendidas em 2024
- Álvaro Moisés Borges - Etnomodelagem na produção de vinho artesanal de jabuticaba: diálogos entre os saberes matemáticos locais e os conhecimentos matemáticos escolares
- Kelly Souza Lima - Técnologias digitais da informação e comunicação e o ensino remoto emergencial: implicações nas práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto - MG
- Luciano de Santana Rodrigues - "O que diacho é tarefa?" : etnomodelagem e etnomodelos da produção de arroz em Amarante no Piauí
- Vanessa Aparecida Dutra Rabelo - A matemática daqui no mundo : explorando a ação pedagógica da etnomodelagem com a produção artesanal de carvão vegetal na perspectiva da glocalização.
- Fernanda Marcelle Miranda - Prática docente de professores de matemática no contexto da Peer Instruction: uma reflexão à luz dos critérios de idoneidade didática
- Gabriel Mapa de Souza - Era uma vez... uma pesquisa sobre a ação pedagógica da Etnomatemática em salas de aula para o desenvolvimento da Educação Financeira em busca da cidadania em uma escola pública mineira
- Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do Carmo - Os critérios de Idoneidade Didática enquanto dispositivo de formação: análise de um processo formativo pautado na perspectiva da Aprendizagem baseada em Projetos com residentes e preceptores de Matemática do Programa Residência Pedagógica
- Lucas Fré Campos - Investigando o raciocínio lógico matemático de alunos com altas habilidades /superdotação na perspectiva do Programa Etnomatemática
- Márcio Gustavo Vieira - Desdobramentos da adesão à proposta de Educação Integral do estado de Minas Gerais nas práticas matemáticas interdisciplinares realizadas no Projeto Horta Didática
- Maria de Fátima Dias da Silva - Investigando o espaço dedicado aos conhecimentos matemáticos próprios da docência em cursos de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal mineiro
- Rodrigo de Menezes Cruz - Resolução de Problemas no ensino e aprendizagem de Área e Perímetro: estratégias mobilizadas por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental
- Sérgio Geraldo dos Santos - O Canto da Matemática no Mensageiro Rural: o ensino de Aritmética para professores rurais na perspectiva de Helena Antipoff
Dissertações defendidas em 2023
- Alexsandra Braga Horta - Investigação da faceta interacional do conhecimento didático-matemático, no contexto do programa residência pedagógica: um olhar de preceptores e residentes
- Aline de Sousa Jacinto - Educação Financeira por meio do tema Inflação: uma investigação com estudantes do Ensino Médio à luz da Educação Matemática Crítica
- Claudio Bernardo Lucio Pacheco - Tecnologias Digitais em Geometria Espacial no Ensino Médio: experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido
- Daiana Luiza de Sá - Práticas formativas voltadas para o ensino de matemática para estudantes com TDAH e aprendizagem da docência: um estudo com licenciandos(as) em matemática de um instituto federal mineiro
- Ediane Pereira de Lima - Uma intervenção pedagógica com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem matemática: um estudo com alunos do Ensino Médio
- Erika Cruz Silva - Geometria espacial no ensino médio na perspectiva do mobile Learning
- Flávia Silva Souza - Conhecimento Didático-Matemático mobilizado por preceptor e residentes no contexto do Programa de Residência Pedagógica: uma proposta de trabalho para o ensino de Estatística
- Giovana Aparecida Pereira da Silva - Uma ação pedagógica fundamentada na etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos geométricos para alunos cegos (ou com deficiências visuais) objetivando aprimorar a prática docente de professores (cegos) de matemática
- Isabela Matias dos Anjos - O Quiz Interativo Digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em Cálculo I
- João Batista Nunes da Silva - Trilhas etnomatemáticas e história: contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem
- Kelly Cristina Santos Rocha - Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais
- Luiza Batista Borges - Matemática tem gênero?: uma estratégia para fomentar a reflexão sobre gênero entre licenciandas e licenciandos
- Marcelo de Oliveira Vilaça - Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar : interfaces com a educação matemática
- Mayara Maia Bruno Nepomuceno Silva - Saberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction
- Paloma Ferreira dos Santos - Elementos da faceta ecológica do conhecimento didático-matemático mobilizados por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica
- Pedro de Oliveira Ribeiro Penna - Relação de estudantes do ensino médio com a matemática escolar : desdobramentos da pandemia de COVID -19 e do tempo integral
- Ricardo Alexandre de Figueiredo - Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo
- Robson Alves Faria - O movimento de constituição da identidade de formador de professores: indícios revelados por preceptores de matemática do Programa Residência Pedagógica
- Sheila de Jesus Costa Soares - Al Banna: levantando o véu sobre as possíveis potencialidades didático-pedagógicas de um manuscrito islâmico medieval para o ensino de matemática
- Silvio Luiz Gomes de Amorim - A utilização integrada da Realidade Aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de Geometria Espacial
- Steven Eduardo Quesada Segura - Análisis etnomatemático de los elementos involucrados en las danzas tradicionales de Costa Rica: un caso especifico en la danza afrocaribeña “Palo de Mayo”
Dissertações defendidas em 2022
- Adriane Lorranne Feitosa Campos dos Santos - Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica
- Amanda Cristina Martins - Critérios de Idoneidade Didática evidenciados em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um Plano de Aula na perspectiva da Gamificação
- Amanda Vieira Mendes - Uma experiência envolvendo professoras, professores e o programa ‘Nossa Escola Pesquisa sua Opinião’ (NEPSO) : apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião
- Ana Luiza Ferreira Camargo - Jogos didáticos no ensino de análise combinatória : uma proposta com futuros professores de matemática
- Camila Locatelli de Freitas - A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática no desenvolvimento da Estatística na formação continuada de professores de Matemática
- Carlos Roberto Torrente - A transição entre os Pensamentos Matemáticos Elementar e Avançado em questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
- Elder Cesar de Almeida - Introdução às equações no sétimo ano do Ensino Fundamental: um trabalho colaborativo com vistas à aprendizagem móvel no ensino remoto emergencial
- Iara Maria Soares de Assis Frade - Critérios de Idoneidade Didática mobilizados por futuros professores de Matemática na elaboração de um Plano de Aula, envolvendo a perspectiva do Trabalho em Grupo
- Nara de Freitas Simões - Articulando a Educação Matemática Inclusiva e a cultura surda em uma pesquisa de intervenção sobre a própria prática
- Nathália Luíza Soares Peixoto - Conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados nas ações e interações do PIBID Matemática : um estudo com egressos de um IFMG
- Osvaldo Rosa Filho - Etnomodelagem: investigando a arte da tapeçaria na comunidade local de Cachoeira do Brumado
- Sônia Mara dos Santos Oliveira - Contribuições da resolução de problemas como metodologia de ensino para a educação financeira de estudantes-trabalhadores do Ensino Médio noturno
- Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol - Humanizando os Profetas de Aleijadinho: um estudo qualitativo de suas proporções por meio de Etnomodelagem
- Thamirys Evangelista Mendes - O ensino de Matemática na transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental: memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano
- Willian Christian de Assis - Os filmes como material de aprendizagem tangencial de matemática
Dissertações defendidas em 2021
- Diánis Ferreira Irias Cazal - O ensino remoto de matemática no ensino médio em uma escola mineira percursos e percalços
- Fabrícia Gomes Moreira- Análise de estratégias de resolução mobilizadas por alunos do 9º ano frente a atividades envolvendo raciocínio combinatório
- Fabrício Mendes Barreto - Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas
- Jair Pedro da Fé Neto - Promovendo uma educação popular em um cursinho popular : como isso é possível, utilizando questões de Matemática do ENEM reelaboradas?
- Jéssica Rodrigues - Explorando a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática sobre a (re)descoberta do conhecimento matemático fora da escola : um estudo qualitativo em etnomodelagem
- Leonardo Rodrigues Leite - Insubordinando criativamente a indisciplina na perspectiva da etnomatemática: um estudo qualitativo com professores de matemática
- Marina de Morais Córdova - Coeducação, gênero e educação matemática: um caminho para o respeito à diversidade
- Paulo Victor Clark Lopes - Investigando o cubo mágico no desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana para alunos do 7º ano do ensino fundamental por meio da perspectiva sociocrítica modelagem matemática
- Renato Alves de Carvalho - O resgate de elementos da Paideia grega como orientação no uso da história da matemática e da música na sala de aula
- Sérgio Renato Pereira - A utilização da plataforma Google for Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática : olhares para a formação e para o formador
- Thaís Rocha Braga - Aprendendo a ensinar funções na educação básica : um estudo sobre a própria prática
Dissertações defendidas em 2020
- Aldo Peres Campos e Lopes - Uma experiência de modelagem matemática no ensino remoto de equações diferenciais para cursos de engenharia
- Alice Bohrer - Uma proposta de estudo de Função Quadrática na Educação de jovens e adultos: integrando dispositivo móvel, Whatsapp e Geogebra
- Ana Paula S. de Sousa Mesquita - Uma Análise Sociocrítica da Etnomodelagem como uma Ação Pedagógica para o Desenvolvimento de Conteúdos Matemáticos em uma Comunidade Periférica
- Bruno Lorenzato Nunes - Uma proposta de utilização de exercícios de autocorreção com construções geométricas por meio da integração GeoGebra
- Érika Dagnoni Ruggiero Dutra - Etnomodelagem e café : propondo uma ação pedagógica para a sala de aula
- Renato Alves de Carvalho - O resgate de elementos da Paideia grega como orientação no uso da história da matemática e da música na sala de aula
- Rodrigo Silva Mendes - Epistemologia da prática profissional de uma professora de Matemática bem-sucedida
- Rossely Valoni de Jesus - Matemática: que tensão é essa? Um estudo sobre as representações sociais de um grupo de alunos da primeira série do ensino médio de um instituto federal mineiro
- Samuel Alves de Assis - Diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica: uma pesquisa bibliográfica analisando dissertações defendidas em mestrados profissionais de Minas Gerais
- Sebastião Aparecido de Araújo - Utilizando a dimensão sociocrítica da modelagem matemática no ensino de equações diferenciais para o curso de licenciatura em matemática
- Simone M. Patrono Andrade - Etnomatemática, Jogos e Conteúdos Matemáticos e Geométricos: um estudo com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
- Thais Maria Barbosa Goulart - Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental : análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra
Dissertações defendidas em 2019
- Andrea Cristina de Oliveira Antão - As potencialidades e limitações de um trabalho de tratamento pedagógico dos erros matemáticos no 9º ano de uma escola pública de MG
- Cristian Quintão Assis - Resolução de Problemas e Crenças de Autoeficácia: um estudo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental
- Daniela Cotta Bicalho Figueiredo - O Contexto Digital como ambiente de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
- Ednardo Teixeira Leão - Um estudo de Situação-problema que envolva Conhecimentos Geométricos de Espaço e Forma no ENEM no período de 2009 a 2017
- Humberto Vinício Altino Filho - Metodologias Ativas e Formação Inicial: cenas da prática pedagógica de professores de Matemática
- Marcos Paulo Vieira Raimundi - Propondo um Currículo Trivium para a Educação Financeirafundamentado no Programa Etnomatemática
- Ticiano Azevedo Bastos - Modelagem na Educação Matemática para o Desenvolvimento de Conceitos de Análise Combintória em uma Escola Particular no Vale do Rio Doce em Minas Gerais
Dissertações defendidas em 2018
- Aline Amanda Sousa Lopes Sodré - Investigando uma sequência didática sobre juros compostos para a formação em educação financeira de alunos do ensino médio
- Andressa Maria da Cruz - Potencialidades da Utilização do Software GeoGebra para o Desenvolvimento do Conteúdo de Funções Exponenciais através do Smartphone
- Bruno de Almeida Dias - Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas
- Clarissa Alves de Oliveira - Interpretação dos Enunciados de Problemas Matemáticos: Um estudo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais
- Edmar Luiz Gomes Júnior - A Elaboração e o Desenvolvimento de Atividades Orientadoras de Ensino pautadas em Situações Históricas: o Sistema Hidráulico da Alhambra e o Bloco de Grandeza e Medidas
- Jucileide das Dores Lucas Tolentino - Investigando a motivação para aprender matemática no Curso de Licenciatura em Pedagogia: Análise de um grupo de estudos
- Luan Martins de Oliveira - Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Integral: Contribuições de uma parceria entre professora e pesquisador na produção e realização de Oficinas de Matemática
- Ludmila Geralda de Paula - Desenvolvendo a Matemacia com o Projeto Água: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG)
- Márcio Antônio Cometti - Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem
- Pablo Ricardo Cardoso - Programa Etnomatemática e estudos surdos: interlocuções na Educação Estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva
- Rogério Braga Soares - Modelagem Matemática como Ambiente de Aprendizagem para o desenvolvimento das competências em Modelagem Matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em Prática Esportiva
- Vanessa da Luz Vieira - O Ensino da Geometria na Escola Familiar Agrícola: A Construção do Conhecimento Geométrico sob a Perspectiva da Alternância e da Etnomatemática
Dissertações defendidas em 2017
- Diego Pereira de Oliveira Cortes - Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem
- Hudney Alves Faria de Carvalho - Aprendendo a Ensinar Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo com alunos de Pedagogia de uma Universidade Federal Mineira
- Josias Júlio de Araújo - O Software GeoGebra numa proposta de formaçãocontinuadade professores de matemática do Ensino Fundamental
- Luciano David Pereira (in memoriam) - Projetos de Modelagem Matemática no ensino para a aprendizagem de Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio
- Pedro Henrique da Silva - Transformações Geométricas no contexto escolar: Uma experiência de aprendizagem no 8º ano do Ensino Fundamental
- Rodrigo Carlos Pinheiro - Contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras
- Viviane Cristiane Costa - Saberes Docentes e Educação Matemática Inclusiva: investigando o potencial de um curso de extensão voltado para o ensino de Matemática para surdo
Dissertações defendidas em 2016
- Gislaine Santana- O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira
- João Lucas de Oliveira- A Utilização de Softwares Dinâmicos no Ensino de Análise Real: Um Estudo sobre a Construção do Conceito de Integral de Riemann
- Joelma de Fátima R. B. Freitas- Modelagem Matemática no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Entendendo as suas dimensões Crítica e Reflexiva a partir de um Estudo de Caso
- Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond-As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem das Operações Matemáticas de Adição e Subtração de um Aluno Cego
- Roberto Arlindo Pinto- Perceções de um grupo de professsores de Matemática acerca das Avaliações Externas e sua influência na Prática Docente
- Sara Rodrigues Ferraz-Investigando a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo: um estudo com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG)
- Simone Pereira da Silva- Experiência em uma sala de Matemática no Contraturno: Repensando a Educação (Matemática)
Dissertações defendidas em 2015
- Alessandra Fonseca Moreira dos Santos - Construção e corrida de carrinho na aula de Matemática do 9º ano: Uma atividade educacional fundamentada na Concepção Deweyana de Experiência.
- Alessandra Roberta Dias - O ensino e a aprendizagem do conceito de função através da resolução de problemas: um estudo para desenvolver noções básicas inerentes ao conceito em classes do ensino fundamental
- Carolina Soares Rodrigues - Crenças de autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do ensino médio de Divinópolis (MG).
- Denílson Gomes Campos: O desenvolvimento de posturas críticas nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática.
- Fabrícia Lúcia Costa Ferreira da Silva - Analisando contribuições da Teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem da estatística e das probabilidades no ensino fundamental
- José Cirqueira Martins Júnior - Ensino de derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra.
- Juliano Pereira da Silva - Álgebra na Escola Básica versus álgebra na Licenciatura: Onde se encontra o X da questão?
- Roseana Moreira de Figueiredo Coelho - O uso do cinema como ferramenta educativa no Ensino de Matemática: Uma experiência com alunos do Ensino Médio de Ouro Preto (MG).
- Vanessa Pinheiro Ladeira - O Ensino do Conceito de Funções em um Ambiente Tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem.
Dissertações defendidas em 2014
- Débora Pelli - As contribuições do software Geogebra como um mediador do processo de aprendizagem da Geometria Plana na Educação a Distância (EAD) em um curso de licenciatura em Pedagogia.
- Fabiana Pereira de Oliveira - Inserindo a cultura africana nas aulas de Matemática: um estudo com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG)
- Fabio Luiz de Oliveira - A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias
- Fernanda Bittencourt Menezes Rocha - Ensinando geometria espacial para alunas surdas de uma escola pública de Belo Horizonte (MG): um estudo fundamentando na perspectiva histórico cultural
- Flávia Márcia Cruz Moreira - Cenários para investigação como ambiente de aprendizagem no contexto da Matemática Financeira
- Gelindo Martineli Alves - As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da História da Matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8º ano Ensino Fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira.
- Laércio Conceição Pedrosa Nogueira - Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática sócio - construtivista - interacionista
- Márcio Augusto Gama Ricaldoni - Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de Cálculo: trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
- Nilson de Matos Silva - Avaliação - ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre as práticas avaliativas em cursos de Licenciatura em Matemática
- Rieuse Lopes Pinto - Definições Matemáticas sobre funções e suas derivadas como um eixo de discussão para o ensino e a aprendizagem do Cálculo
- Sandro Salles Gonçalves - Abordagem histórico cultural em sala de aula inclusiva de Matemática: o progresso de apropriação do conceito da função derivada por um aluno cego
Dissertações defendidas em 2013
- Adil Ferreira Magalhães - Estudo das inequações: contribuições para a formação do professor de Matemática na licenciatura.
- Alessandra Pereira da Silva - Matemática na Arte: análise de uma proposta de ensino envolvendo a pintura renascentista e a Geometria em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG).
- Alexandre Ramon de Souza - Razão áurea e aplicações: contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
- Antonio Augusto Ferreira de Assis - Uma atividade socialmente reflexiva envolvendo a transformação derivada e sua inversa.
- Augusto Venâncio Miranda Silva - A construção de significados para logaritmo no contexto de modelos referentes aos abalos sísmicos.
- Cássio Luiz Vidigal - Desenvolvendo criticidade e criatividade com estudantes de Geografia por meio de Modelagem
- Daiana Katiúscia Santos Corradi - Investigações Matemáticas mediadas pelo pensamento reflexivo no ensino e aprendizagem das funções seno e cosseno: uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio
- Evandro Alexandre da Silva Costa - Analisando algumas potencialidades pedagógicas da História da Matemática no ensino e aprendizagem da disciplina Desenho Geométrico por meio da Teoria Fundamentada
- Fabiano Teixeira Garcia - A prática de ensino com a História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância
- Fernanda Monteiro de Castro Rezende - Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do processo vivido por um grupo de professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete
- Leonardo de Assis - Modelagem Matemática na formação de professores: algumas contribuições
- Marco Antônio de Souza - A interação dos estudantes em um Ambiente Informatizado de aprendizagem Matemática: uma experiência dentro do projeto Um Computador por Aluno – UCA
- Nádia Helena Braga - Pesquisando a própria prática: narrativa de uma professora de Matemática
- Neuber Silva Ferreira - Modelagem Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação como ambiente para abordagem do conceito de Função segundo a Educação Matemática Crítica
- Pollyanna Fiorizio Sette - A aula de Matemática no projeto UCA: o Geogebra e o Teorema de Pitágoras
- Verônica Lopes Pereira de Oliveira - Vivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa: análise de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de Professores de Matemática em Ipatinga (MG)
- Welligton Marzano Resende - Reflexões sobre modelos socioeconômicos à luz de premissas e pressupostos: o programa Bolsa Familia como ponto de partida
Dissertações defendidas em 2012
- Daila Silva Seabra de Moura Fonseca - Convergência de seqüências e séries numéricas no Cálculo: um trabalho visando a corporificação dos conceitos
- Daniele Cristina Gonçalves - Aplicações das Derivadas no Cálculo I: Atividades Investigativas utilizando o GeoGebra
- Davidson Paulo Azevedo Oliveira - Um Estudo Misto para Entender as Contribuições de Atividades Baseadas nos Fundos de Conhecimento e Ancoradas na Perspectiva Sociocultural da História da Matemática para a Aprendizagem de Funções por meio da Pedagogia Culturalmente Relevante
- Débora Silva Veloso - O desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica no Ensino Fundamental: Análise de tarefas desenvolvidas em uma classe do 6º ano
- Fernanda Pereira Santos - Ensino Médio Integrado ao Técnico: uma análise da disciplina Matemática
- Luciene de Sousa - Resolução de problemas e simulações: investigando potencialidades e limites numa proposta de educação financeira para alunos do Ensino Médio
- Maíra Kelly da Silva Pereira - Ensino de geometria para alunos com deficiência visual: análise de uma proposta envolvendo a manipulação de materiais e a expressão oral e escrita
- Márcia Nunes dos Santos - A História da Matemática como desencadeadora de atividades investigatórias sobre o Teorema de Tales: análise de uma experiência realizada com uma classe de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG)
- Maria Izabel Lage Martins Gomes - Avaliação de um Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, de uma Universidade Pública
- Newton Rodrigues Filho - Utilizando as Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação Matemática Financeira: um estudo com alunos de graduação
- Roberto Lessa de Carvalho - A criação de ambientes favoráveis à aprendizagem significativa crítica em contexto de cursos regulares nas aulas de Matemática
Dissertações defendidas em 2011
- Adriana Garabini de Jesus - A Motivação para aprender Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas
- Célio Roberto Melillo - Modelagem Matemática no futebol: uma atividade de crítica e criação encaminhada pelo método do caso
- Cirléia Pereira Barbosa - O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG)
- Daniel Gustavo de Oliveira - Explorando o conceito de derivada, em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica
- Débora Santos de Andrade Dutra - Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem num curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD
- Glaucos Ottone Cardoso de Abreu - A prática de Modelagem Matemática como um cenário de investigação na formação continuada de Professores de Matemática
- Ivan Nogueira dos Santos - Explorando conceitos de Geometria Analítica Plana utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação: uma ponte do Ensino Médio para o Ensino Superior construída na formação inicial de Professores de Matemática
- José Paulo de Asevedo Machado - A significação dos conceitos de área e perímetro na ótica do pensamento reflexivo trabalhando em ambientes de Geometria Dinâmica
- Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo - Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor na modalidade a distância? Ações que constituem a Atividade de ser professor na EaD/UAB
- Lílian Isabel Ferreira Amorim - A (re)construção do conceito de Limite do Cálculo para a Análise: Um estudo com alunos do curso de Licenciatura em Matemática
- Mário de Souza Santana - A Educação Estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio
- Osvaldo Honório de Abreu - Discutindo algumas relações possíveis entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual no ensino de Limites e Continuidade em Cálculo I
- Rosana Santana Martins - Ensinando Matemática para alunos diagnosticados como portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): uma proposta baseada no desenvolvimento da autorregulação
- Rosângela Milagres Patrono - A aprendizagem de números racionais na forma fracionária no 6º ano do Ensino Fundamental: análise de uma proposta de ensino
- Vilma Candida Bueno - Concepções de Modelagem Matemática e subsídios para a Educação Matemática: quatro maneiras de compreendê-la no cenário brasileiro
- Walter Sérvulo Araújo Rangel - Projetos de Modelagem Matemática e Sistemas Lineares: Contribuições para a formação de Professores de Matemática
- Warley Machado Correia - Aprendizagem significativa, explorando alguns conceitos de Geometria Analítica: pontos e retas
- Wilton Natal Milani - A resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no Ensino Médio
Dissertações defendidas em 2010
- Adriana Luziê de Almeida - Ensinando e aprendendo Análise Combinatória com ênfase na Comunicação Matemática: um estudo com o 2º ano do Ensino Médio
- Alexandre Botelho Brito - Questionando o ensino de conjuntos numéricos em disciplinas de fundamentos de Análise Real: da abordagem dos livros didáticos para a sala de aula em cursos de licenciatura em Matemática
- Anderon Melhor Miranda - As tecnologias da informação no estudo do cálculo na perspectiva da aprendizagem significativa
- Carmem Rosilene Vieira - Reinventando a Geometria no Ensino Médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de Van Hiele
- Charles Georges Joseph Louis Varhidy - Desenho Geométrico: uma ponte entre a Álgebra e a Geometria (resolução de equações pelo processo euclidiano)
- Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Música e Matemática: a harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem
- Davis Oliveira Alves - Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados: uma proposta para cursos de introdução ao Cálculo
- Edmilson Minoru Torisu - Crenças de autoeficácia e motivação para Matemática: um estudo com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Branco/MG
- Eliziê Frans de Castro Monteiro - Práticas avaliativas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos: estudo de caso de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte
- Fausto Rogério Esteves - Discutindo o papel das tecnologias informacionais e comunicacionais na formação de professores de Matemática: uma proposta para um curso de licenciatura em Matemática na modalidade EaD
- Marcos Dias da Rocha - Desenvolvendo atividades computacionais na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I: estudo de uma proposta de ensino pautada na articulação entre a visualização e a experimentação
- Marlene Lima de Oliveira Carvalho - Representações planas de corpos geométricos tridimensionais: uma proposta de ensino voltada para a codificação e decodificação de desenhos
- Ronaldo Asevedo Machado - O ensino de Geometria Espacial em ambientes educacionais informatizados: um projeto de ensino de prismas e cilindros para o 2º ano do Ensino Médio
- Vera Lúcia dos Anjos Godefroid - Problematização: reflexões sobre uma experiência com uma turma do Ensino Médio
- Vilma Conceição da Silva - A relação de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Mariana – MG com o saber matemático e suas implicações no desempenho escolar em Matemática