Com a mudança de modalidade para o Mestrado Acadêmico no final de 2020, o Produto Educacional deixou de ser um item obrigatório, como era para o Mestrado Profissional desde 2008. Em geral, tratava-se de um pequeno livro, voltado para professores de Matemática da Educação Básica ou do Ensino Superior, produzido a partir de uma pesquisa de mestrado. Geralmente, ele apresenta uma proposta de ensino ou de formação de professores que foi desenvolvida e analisada pelo(a) mestrando(a) e seu (sua) orientandor(a), como parte das exigências para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. No dia da defesa, a banca avaliava, além da Dissertação, o Produto Educacional gerado.
Apresentamos, a seguir, os Produtos Educacionais, organizados por ano de defesa das turmas do Mestrado Profissional.
2021
- Diánis Ferreira Irias Cazal - Ensino híbrido e mobile learning: uma proposta para introdução de conceitos de análise combinatória no ensino médio
- Fabrícia Gomes Moreira- Estratégias de resolução de atividades envolvendo Raciocínio Combinatório enquanto dispositivo para a Formação de Professores de Matemática
- Fabrício Mendes Barreto - Utilizando a perspectiva da Etnomodelagem como uma ação pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática
- Jéssica Rodrigues - Propondo uma ação pedagógica para as trilhas de Matemática fundamentada na perspectiva da Etnomodelagem: explorando a cidade de Ouro Preto
- Leonardo Rodrigues Leite - Propondo a Perspectiva da Etnomatemática para o Planejamento de Ações de Insubordinação Criativa: Transformando a Indisciplina em Salas de Aula de Matemática
- Marina de Morais Córdova - Coeducação, gênero e Educação Matemática: um caminho para o respeito à diversidade
- Thaís Rocha Braga - Uma sequência de tarefas para introduzir a noção de Função na Educação Básica
2020
- Aldo Peres Campos e Lopes - Atividades de Modelagem Matemática para o Ensino de Equações Diferenciais
- Alice Bohrer - Proposta de atividades integrando GeoGebra, smartphone e whatsapp para o estudo de Função Quadrática na Educação de Jovens e Adultos
- Ana Paula S. de Sousa Mesquita - Uma ação pedagógica sociocrítica em uma comunidade periférica baseada na Etnomodelagem
- Bruno Lorenzato Nunes - Desenvolvendo Exercícios de Autocorreção sobre Construções Geométricas, do tipo Objetos Dados, por meio do GeoGebra
- Érika Dagnoni Ruggiero Dutra - Percebendo na prática a Matemática em ação: Etnomodelagem e seus etnomodelos
- Renato Alves de Carvalho - Resgatando elementos da Paidéia grega com o uso da música em aulas de matemática
- Rodrigo Silva Mendes - Saberes Docentes que emergem da prática pedagógica de uma professora bem-sucedida: Contribuições para a Reflexão do Professor de Matemática
- Rossely Valoni de Jesus - Uma jornada rumo às formas de pensar, sentir e agir dos estudantes em relação à Matemática
- Samuel Alves de Assis - Diálogos entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: algumas sugestões de atividades para a sala de aula
- Sebastião Aparecido de Araújo - Modelando sociocriticamente no Ensino de Equações Diferenciais para a Licenciatura em Matemática
- Simone M. Patrono Andrade - Uma Ação Pedagógica para o desenvolvimento de Conteúdos Matemáticos e Geométricos por meio de jogos na perspectiva da Etnomatemática
- Thais Maria Barbosa Goulart - Tarefas matemáticas inspiradas nos “Elementos” de Euclides
2019
- Andréa Cristina de Oliveira Antão- O trabalho docente com os erros matemáticos na escola: contribuições e desafios
- Cristian Quintão Assis - Como resolver problemas pode contribuir para aumentar as crenças de autoeficácia dos estudantes? Dicas práticas para sala de aula
- Daniela Cotta Bicalho Figueiredo - Descobrindo seu estilo de aprendizagem em Cálculo I no Contexto Digital
- Ednardo Teixeira Leão - Atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades úteis à resolução de problemas geométricos
- Humberto Vinício Altino Filho - Implementando Metodologias Ativas em aulas de Matemática: práticas e reflexões
- Marcos Paulo Vieira Raimundi - Delineando um currículo trivium na perspectiva etnomatemática para a educação financeira
- Ticiano Azevedo Bastos - Contextualizando a Análise Combinatória em Academias por meio da Modelagem Matemática
2018
- Aline Amanda Sousa Lopes Sodré - Desenvolvendo a Educação Financeira por meio de uma sequência didática sobre juros compostos
- Andressa Maria da Cruz - Explorando o Conteúdo de Funções Exponenciais por meio do GeoGebra e do Smartphone
- Bruno de Almeida Dias - Uma proposta de uso das questões do antigo vestibular da UFOP para trabalhar conteúdos da matemática elementar presentes na disciplina Cálculo I
- Clarissa Alves da Silveira - Interpretação de enunciados de problemas matemáticos no sexto ano do Ensino Fundamental
- Edmar Luiz Gomes Júnior - Sugestões para o uso de situações históricas nas aulas de Matemática: A Alhambra e seu sistema hidráulico
- Jucileide das Dores Lucas Tolentino - Explorando a motivação para aprender Matemática com um grupo de alunas do curso de Pedagogia: propostas para professores em formação
- Luan Martins de Oliveira - Oficinas de Matemática para a Educação Integral: A oficina do Banco Imobiliário e sugestões para trabalhar de forma interdisciplinar
- Ludmila Geralda de Paula - Construindo noções de Tratamento da Informação no 6º ano do Ensino Fundamental em uma perspectiva crítica: o Projeto Água
- Márcio Antônio Cometti - Atividades Exploratórias de Integrais Múltiplas com o GeoGebra 3D
- Pablo Ricardo Cardoso - Educação Estatística de alunos Surdos: experiências em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio
- Rogério Braga Soares - Transformando a brincadeira de carrinho de rolimã em uma prática esportiva por meio de atividades de modelagem em um ambientede aprendizagem sociocrítico
- Vanessa da Luz Vieira - Valorizando Conhecimentos Geométricos através das Contribuições da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática
2017
- Diego Pereira de Oliveira Cortes - Etnomodelos como uma Ação Pedagógica: sugestões para a prática docente em sala de aula
- Hudney Alves Faria de Carvalho - Ensinando Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para formadores e professores
- Josias Júlio de Araújo - Atividades exploratórias de Álgebra e Geometria com a utilização do software GeoGebra para a formação continuada de Professores de Matemática do Ensino Fundamental
- Luciano David Pereira (in memoriam) - As formas geométricas de nossa cidade: um Projeto de Modelagem Matemática para o 2º ano do Ensino Médio
- Pedro Henrique da Silva - Transformações Geométricas: Atividades para o processo de Ensino-Aprendizagem
- Rodrigo Carlos Pinheiro - Desenvolvendo a Educação Financeira de alunos surdos em uma perspectiva Etnomatemática
- Viviane Cristiane Costa - Ensinando Matemática para alunos surdos em classes regulares: propostas para a formação de professores
2016
- João Lucas de Oliveira- Atividades Exploratórias com o Geogebra para a construção do Conceito de Integral de Riemann no Ensino de Análise Real
- Joelma de Fátima R. B. Freitas- As Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em Cursos de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância
- Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond- As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem das Operações de Adição, Subtração e Multiplicação para Alunos Cegos do Ensino Fundamental I
- Sara Rodrigues Ferraz- Ensinando multiplicação e divisão a alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
- Gislaine Santana- O Professor De Matemática Em Início De Carreira: Desafios E Enfrentamentos
- Roberto Arlindo Pinto- Avaliações internas e externas: possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática
- Simone Pereira da Silva- Quatro Experiências Envolvendo os Conceitos Triângulo Retângulo e Área e as Significações que lhes Foram Atribuídas por Alunas do 9º Ano do Ensino Fundamental
2015
- Alessandra Fonseca Moreira dos Santos - Uma experiência de Construção e Corrida de carrinhos para o 9º ano do Ensino Fundamental.
- Alessandra Roberta Dias - Pensando reflexivamente na Resolução de problemas: Uma abordagem metodológica para o ensino e a aprendizagem de noções básicas inerentes ao conceito de função.
- Carolina Soares Rodrigues - Fortalecendo a autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: reflexões e ações.
- Denilson Gomes Campos: Desenvolvendo posturas críticas nos estudantes: uma atividade de Modelagem Matemática.
- Fabrícia Lúcia Costa Ferreira da Silva - A estatística e as probabilidades no ensino fundamental na perspectiva da teoria das situações didáticas.
- José Cirqueira Martins Júnior - Atividades exploratórias de visualização de gráficos utilizando o GeoGebra: aplicações de derivadas no ensino de Cálculo I.
- Juliano Pereira da Silva - Onde se encontra o X do problema? Sugestões para o trabalho com a álgebra na Educação Básica.
- Roseana Moreira de Figueiredo Coelho - Filmes nas aulas de Matemática: Uma experiência com a Análise Combinatória.
- Vanessa Pinheiro Ladeira- Os Dispositivos Móveis como Instrumentos Mediáticos para o Ensino e Aprendizagem do Conceito de Funções de Primeiro Grau.
2014
- Débora Pelli - Diminuindo a distância transacional: mediando a aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana na Educação a Distância com o software Geogebra.
- Fabiana Pereira de Oliveira - Cultura africana e ensino de Matemática: tarefas para o 6º ano do Ensino Fundamental.
- Fabio Luiz de Oliveira - Abordagem de conceitos de funções de duas variáveis com o uso do software MAXIMA
- Fernanda Bittencourt Menezes Rocha - Ensinando Geometria Espacial para alunas surdas do Ensino Fundamental
- Flávia Márcia Cruz Moreira - Potencialidades pedagógicas dos cenários para investigação em Matemática Financeira: desenvolvendo um modo particular de pensamento e ação
- Gelindo Martineli Alves -Em busca de uma Educação Financeira cidadã: promovendo o desenvolvimento da cidadania dos alunos.
- Laércio Conceição Pedrosa Nogueira - Atividades de Modelagem Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental
- Márcio Augusto Gama Ricaldoni - Atividades de construção e interpretação de gráficos com o uso do Geogebra para o ensino de derivadas em Cálculo I.
- Nilson de Matos Silva - Avaliar é preciso? Notas para reflexão do professor de matemática da Educação Básica.
- Rieuse Lopes Pinto - Representação gráfica no estudo de funções e suas derivadas
- Sandro Salles Gonçalves - Atividades manipulativas para nortear o ensino do conceito de função derivada para alunos cegos: um pequeno roteiro
2013
- Adil Ferreira Magalhães - Uma sequência de atividades para ensinar (e aprender) inequações
- Alessandra Pereira da Silva - Matemática na Arte: uma proposta de ensino envolvendo a pintura e a geometria no ensino fundamental
- Alexandre Ramon de Souza - Contribuições da razão áurea para a aprendizagem de proporcionalidade
- Antônio Augusto Ferreira de Assis - Uma atividade socialmente reflexiva utilizando a transformação derivada
- Augusto Venâncio Miranda Silva -Para uma significação de logaritmos: uma abordagem a partir de abalos sísmicos.
- Cássio Luiz Vidigal - Atividades de Modelagem para o desenvolvimento da criticidade e criatividade
- Daiana Katiúscia Santos Corradi - Investigações matemáticas mediadas pelo pensamento reflexivo de Dewey: Uma experiência no ensino das funções seno e cosseno
- Evandro Alexandre da Silva Costa - Potencializando o ensino e aprendizagem do desenho geométrico por meio da História da Matemática
- Fabiano Teixeira Garcia - Atividades de prática de ensino em EAD: História da Matemática para a formação inicial de professores
- Fernanda Monteiro de Castro Rezende - Desenvolvendo o Pensamento Probabilístico: experiências vividas por um grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete
- Leonardo de Assis - A Modelagem Matemática em sala de aula: reflexão com base em experiências realizadas
- Marco Antônio de Souza - Atividades de Matemática para o 9º ano do ensino fundamental em projetos na modalidade 1:1 computing
- Nádia Helena Braga - Aprendendo a pesquisar a própria prática: narrativa de uma professora de Matemática
- Neuber Silva Ferreira - Abordagem do conceito de função em ambientes de Modelagem Matemática com uso de tecnologias
- Pollyanna Fiorizio Sette - Estudo do Teorema de Pitágoras: uma proposta utilizando o software GeoGebra
- Verônica Lopes Pereira de Oliveira - Experimentando Objetos de Aprendizagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: Atividades para uma Formação Continuada de Professores de Matemática
- Welligton Marzano Rezende - Reflexões de modelos socioeconômicos à luz de premissas e pressupostos: um foco no ollhar crítico
2012
- Daila Silva Seabra de Moura Fonseca - Estudo da convergência de sequências e séries numéricas no Cálculo: uma proposta utilizando o software GeoGebra
- Daniele Cristina Gonçalves - Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas utilizando o GeoGebra
- Davidson Paulo Azevedo Oliveira - Um pouco de história das funções: algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula
- Débora Silva Veloso - Desenvolvendo o pensamento e a linguagem algébrica no Ensino Fundamental: reflexões sobre a prática docente e o envolvimento de alunos do 6º ano em tarefas envolvendo sequências e padrões
- Fernanda Pereira Santos - Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária: Orientações para um ensino interdisciplinar e contextualizado em Matemática
- Luciene de Sousa - Educação Financeira: uma proposta de abordagem e de atividades
- Maíra Kelly da Silva Pereira - Ensinando Geometria para alunos com deficiência visual por meio de materiais manipulativos: atividades comentadas
- Márcia Nunes dos Santos - Teorema de Tales com atividades investigatórias e História da Matemática.
- Maria Izabel Lage Martins Gomes - Uma proposta de avaliação de curso na modalidade a distância
- Newton Rodrigues Filho - Tecnologias Informacionais e comunicacionais na Educação Matemática Financeira: criando cenários de investigação na Licenciatura em Matemática
- Roberto Lessa de Carvalho - A Criação de Ambientes Favoráveis à Aprendizagem Significativa Crítica em Contextos de Cursos Regulares nas Aulas de Matemática
2011
- Adriana Garabini de Jesus - A Motivação para aprender Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas
- Célio Roberto Melillo - Futebol: entram em campo a Modelagem Matemática e o Método do Caso
- Cirléia Pereira Barbosa - Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino para professores e formadores de professores
- Daniel Gustavo de Oliveira - Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica
- Débora Santos de Andrade Dutra -Proposta de utilização da Resolução de Problemas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Glaucos Ottone Cardoso de Abreu - Projetos de Modelagem Matemática envolvendo Funções para os Ensinos Fundamental e Médio: Cenários de Investigação à partir da temática "Transporte Público"
- Ivan Nogueira dos Santos -Atividades exploratórias de Geometria Analítica Plana utilizando o Geogebra
- José Paulo de Asevedo Machado -Uma atividade do Ensino Fundamental usando Geometria Dinâmica para a significação do conceito de área
- Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo - Kit de Primeiros Socorros: um guia para professores que passam a atuar na Ead
- Lílian Isabel Ferreira Amorim -(Re)construindo imagens e definições conceituais de limites: Contribuições para Professores de Análise em cursos de Licenciatura em Matemática
- Mário de Souza Santana - Investigações Estatísticas no Ensino Médio: uma proposta de atividades para o desenvolvimento do letramento estatístico
- Osvaldo Honório de Abreu -Trabalhando com relações entre imagens e definições conceituais de Limites e Continuidade em Cálculo I
- Rosana Santana Martins - Desenvolvendo a autorregulação e o pensamento matemático com crianças portadoras de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): sugestões de atividades
- Rosângela Milagres Patrono - Uma proposta para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental
- Vilma Candida Bueno- Modelagem Matemática: quatro maneiras de compreendê-la
- Walter Sérvulo Araújo Rangel - Projetos de Modelagem Matemática e Sistemas Lineares para os Ensinos Superior e Médio
- Warley Machado Correia - Atividades investigativas e exploratórias com o uso do Geogebra para uma Aprendizagem Significativa da Geometria Analítica: pontos e retas
- Wilton Natal Milani - A resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no Ensino Médio
2010
- Adriana Luziê de Almeida- Ensinando e aprendendo Análise Combinatória com ênfase na Comunicação Matemática
- Alexandre Botelho Brito - Questionando o Ensino de Conjuntos Numéricos em disciplinas de Fundamentos de Análise Real: Da abordagem dos livros didáticos para a sala de aula em cursos de Licenciatura em Matemática
- Anderon Melhor Miranda - O estudo de superfícies em IR3: Atividades elaboradas na perspectiva da aprendizagem significativa e auxiliadas por uma tecnologia informática
- Carmem Rosilene Vieira - Usando Geoplano e Geogebra para trabalhar o conceito de área
- Charles Georges Joseph Louis Varhidy - Desenho Geométrico: uma ponte entre a Álgebra e a Geometria: Resolução de equações pelo processo euclidiano
- Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Manual Didático para Projetos Envolvendo Matemática e Música
- Davis Oliveira Alves - Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados: uma proposta para cursos de introdução ao Cálculo
- Edmilson Minoru Torisu - Compreendendo a motivação do aluno para aprender matemática por meio das crenças de autoeficácia
- Eliziê Frans De Castro Monteiro - Práticas avaliativas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ação
- Fausto Rogério Esteves - Discutindo o papel das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na formação de Professores de Matemática: Uma proposta para um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD
- Marcos Dias da Rocha - Atividades computacionais para o curso de Cálculo Diferencial e Integral usando o software Geogebra
- Marlene Lima De Oliveira Carvalho - Produção e leitura de desenhos de corpos geométricos tridimensionais: atividades envolvendo o uso de materiais manuseáveis e recursos informáticos
- Ronaldo Asevedo Machado - O ensino de Geometria Espacial em ambientes educacionais informatizados: um projeto de ensino de prismas e cilindros para o 2º ano do Ensino Médio
- Vera Lúcia dos Anjos Godefroid - Problematização: um outro olhar à Educação Matemática
- Vilma Conceição da Silva- Um acréscimo de saber para o professor de Matemática