Em total consonância com os focos das linhas de pesquisas, os macroprojetos de pesquisa abarcam as diversas investigações realizadas pelos discentes, bem como os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes, individualmente ou em grupos de pesquisa.
Na Linha 1: Formação de Professores que ensinam Matemática, são desenvolvidos os seguintes macroprojetos de pesquisa:
- Macroprojeto 1: Trabalho Docente, Profissionalidade e Políticas Públicas de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Coordenação: Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti) – Este macroprojeto abarca temáticas relacionadas ao trabalho e profissionalidade docentes, bem como políticas públicas imbricadas nos processos e dimensões educativos. Dessa forma, contempla: debates sobre o trabalho docente nos diferentes níveis, etapas, modalidades e historicidades; relações entre identidade profissional e profissionalidade docente; políticas públicas e condição docente; políticas públicas de formação de professores que ensinam matemática. Visando nortear os processos investigativos que englobam as temáticas supracitadas, ainda que predominem estudos de cunho qualitativo, são adotados variados procedimentos e técnicas nos processos metodológicos. Da mesma forma, distintos referenciais teóricos embasam as pesquisas desenvolvidas no âmbito deste macroprojeto;
- Macroprojeto 2: Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática (Coordenação: Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira) – Este macroprojeto reúne estudos cujo foco é o(a) professor(a) que ensina Matemática enquanto profissional em constante aprendizagem da docência. Assim, a partir de distintas perspectivas (ex. formação inicial e continuada; desenvolvimento profissional; aprendizagem profissional ao longo da vida) são contempladas temáticas como: história da formação de professores que ensinam Matemática; cursos de Licenciatura em Matemática; Diretrizes Curriculares para a formação de professores; formação matemática do(a) docente dos Anos Iniciais e da Educação Infantil; conhecimentos matemáticos próprios da docência; desenvolvimento profissional docente e identidades docentes; formação do(a) formador(a) de professores(as) que ensinam Matemática; bem como aspectos mais específicos como aprendizagem da docência em Matemática em uma perspectiva inclusiva e/ou crítica, dentre outros. Assim, o presente macroprojeto entende a formação de professores que ensinam Matemática nas perspectivas contextual, epistemológica, pedagógica, práxica, ética e investigativa. No que concerne aos aspectos metodológicos destacam-se estudos de cunho qualitativo, porém, não se exclui a possibilidade de se desenvolverem pesquisas de abordagem quantitativa ou mista. Da mesma forma, variados são os procedimentos e as técnicas adotados na metodologia dos mesmos. Tal macroprojeto se caracteriza pela diversidade de referenciais teóricos adotados e pela tentativa de ampliar a compreensão do campo por meio de levantamentos da produção relativa a temáticas investigadas no mesmo.
Na Linha 2: Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática, são desenvolvidos os seguintes macroprojetos de pesquisa:
- Macroprojeto 3 - Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática na Educação Básica (Coordenação: Profa. Dra. Marli Regina dos Santos) – Este macroprojeto contempla as investigações realizadas conforme as diversas tendências da pesquisa em processos de ensino e de aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Os enfoques teóricos compreendem os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra e Geometria, a implementação didático-pedagógica de Tecnologias Digitais e a experimentação sob diferentes concepções da Modelagem Matemática, que são desenvolvidos nos contextos pedagógico e investigativo na Educação Básica. Os enfoques metodológicos compreendem o tratamento e a abordagem conceitual dos conteúdos matemáticos, sustentando-se na metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Os focos de pesquisa são: Ensino de Álgebra / Aritmética; Ensino de Geometria; Educação Financeira; Tecnologias Digitais e Modelagem na Educação Matemática no contexto da Educação Básica;
- Macroprojeto 4 - Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática no Ensino Superior (Coordenação: Prof. Dr. Frederico da Silva Reis) – Este macroprojeto contempla as investigações realizadas conforme as diversas tendências da pesquisa em processos de ensino e de aprendizagem de Matemática no Ensino Superior. Os enfoques teóricos compreendem os processos do Pensamento Matemático Avançado, a implementação didático-pedagógica de Tecnologias Digitais e a experimentação sob diferentes concepções da Modelagem Matemática, que são desenvolvidos nos contextos pedagógico e investigativo no Ensino Superior. Os enfoques metodológicos compreendem o tratamento e a abordagem conceitual dos conteúdos matemáticos, sustentando-se na metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Os focos de pesquisa são: Ensino de Cálculo / Equações Diferenciais; Ensino de Análise; Educação a Distância; Tecnologias Digitais e Modelagem na Educação Matemática no contexto da Educação Superior.
Na Linha 3: História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática, são desenvolvidos os seguintes macroprojetos de pesquisa:
- Macroprojeto 5 - Cultura, Inclusão, Diversidade e Pluralidade em Educação Matemática (Coordenação: Prof. Dr. Milton Rosa) – Este macroprojeto contempla investigações que buscam compreender a conexão entre a Matemática e a Cultura por meio de estudos etnomatemáticos, que visam entender como os diferentes contextos socioculturais podem influenciar o desenvolvimento de procedimentos, técnicas, estratégias e práticas matemáticas, objetivando respeitar e valorizar o saber/fazer matemático desenvolvido pelos membros de culturas distintas. Este macroprojeto também busca entender o desenvolvimento de uma Educação Matemática Inclusiva e Plural, por meio da qual as particularidades dos atores do processo educacional são valorizadas e respeitadas em níveis local, global e glocal (dinamismo cultural). Este macroprojeto também visa possibilitar a busca de caminhos teóricos, metodológicos e pedagógicos que objetivam a promoção do desenvolvimento de uma cultura escolar que respeite a diversidade e a pluralidade cultural, que estão relacionadas com as questões migratórias e imigratórias, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e pessoas com deficiências, em diferentes contextos educacionais, por meio de investigações em Educação Matemática que estão relacionadas com os aspectos socioculturais da Matemática, bem como com a diversidade e a pluralidade que estão presentes nos sistemas educacionais e na sociedade. Assim, este macroprojeto busca valorizar e respeitar saberes e fazeres matemáticos distintos, que tem como objetivo principal a busca pela paz total e pela justiça social;
- Macroprojeto 6 - Sociedade, Matemática, História e Historicidade em Educação Matemática (Coordenação: Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu) – Este macroprojeto contempla estudos que buscam compreender a relação entre a Matemática e a sociedade por meio da promoção de uma Educação Matemática Crítica que objetiva o entendimento do conhecimento matemático para o desenvolvimento da cidadania e da justiça social. Ele contempla também estudos que buscam compreender a relação entre a matemática e a sociedade tendo em vista o horizonte da educação integral. Objetiva a qualificação das práticas matemáticas desenvolvidas em escolas de tempo integral, ancorado no compromisso com o compartilhamento do conhecimento matemático historicamente acumulado e socialmente valorizado. Este macroprojeto ainda contempla estudos que buscam compreender a relação entre a Matemática e a sociedade por meio da compreensão de como construtos da Psicologia Social e da Teoria Social Cognitiva impactam os comportamentos das pessoas no contexto do ensino aprendizagem matemática. Este macroprojeto também busca entender as concepções epistemológicas e historiográficas das Matemáticas que foram historicamente construídas, tendo em vista contextos socioculturais distintos. Ele ainda contempla estudos que buscam analisar a relação entre a matemática e a sociedade ao longo da História, especificamente com uma visão não eurocêntrica. Objetiva apresentar uma História da (Educação) Matemática com uma visão historiográfica não tradicional na medida em que se analisa, também, o contextual e o epistemológico, nos quais os documentos estão inseridos.