EEMOP

Sobre o Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto - EEMOP

O evento, com abrangência nacional, congrega professores e futuros professores que ensinam Matemática, pós-graduandos e pesquisadores em Educação Matemática, assim como diretores e gestores de instituições educacionais. Desta forma, proporciona o intercâmbio de resultados de pesquisas, experiências educacionais e informações que visam a inovação e a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática em todos os níveis de Educação.

Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O primeiro evento de Educação Matemática de escopo regional realizado em Ouro Preto aconteceu em dezembro de 1998. Foi uma iniciativa de um grupo de professores que deu origem à organização da Educação Matemática em Minas Gerais. O evento foi denominado Encontro Mineiro de Educação Matemática (I EMEM) e teve como saldo maior a criação da SBEM–MG (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Minas Gerais). No ano seguinte, 1999, aconteceu a primeira edição do Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.

 

VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto – Promovendo Educação Matemática para todos

 

A organização da sexta edição do Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (EEMOP) consolidou a colaboração interinstitucional entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto (IFMG-OP), iniciada no V EEMOP, valorizando nossos múltiplos laços em torno da Educação e da Educação Matemática. Além disso, o VI EEMOP integrou às suas atividades as atividades do VIII Encontro de Ensino e Pesquisa de Ouro Preto (EEPEM) que ocorre, anualmente, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Os dois eventos que tradicionalmente acontecem na UFOP, em espaços temporais diferenciados, cada um com as suas características particulares e ao mesmo tempo relacionadas, colocam em relevo iniciativas e atividades da Educação Matemática.