PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO

O Projeto de Autoavaliação do PPGEDMAT foi estruturado seguindo os princípios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFOP, as recomendações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), bem como as orientações operacionais apresentadas no Documento de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação elaborado pelo Grupo de Trabalho da CAPES. 

Ele é desenvolvido sob a coordenação da Comissão de Autoavaliação (CAAV) do PPGEDMAT, integrada pelas Profas. Dras. Ana Cristina Ferreira (Coordenadora) e Marli Regina dos Santos, e pelo Representante Discente Silvio Luiz Gomes de Amorim (Doutorado).

Trata-se, também, de um importante processo para acompanhar e (re)dimensionar o Planejamento Estratégico do PPGEDMAT. Nesse sentido, respalda-se na perspectiva da Análise SWOT (ou FOFA) para o exercício de mapear forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Nesse projeto, são previstas ações que mobilizem a participação de toda a comunidade acadêmica do PPGEDMAT, visando o levantamento de dados que possam convergir em indicadores que possibilitem um processo de avaliação numa perspectiva formativa, colaborativa e propositiva.

O processo de autoavaliação anual do PPGEDMAT tem por objetivo identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que se apresentam, com vistas a propor ações que primem pela excelência acadêmica, tanto na formação de Mestres e Doutores em Educação Matemática como na produção de conhecimento.

Para compor os dados necessários para o processo de autoavaliação, lançamos mão de 6 (seis) diferentes instrumentos. A junção das informações produzidas por meio deles possibilita um panorama do PPGEDMAT. A seguir, listamos os instrumentos que compõem esse processo:

* Instrumento I: Questionário de Avaliação de Docentes

Formulário eletrônico (Google Form) a ser respondido anonimamente, no mês de outubro de cada ano, por todos os docentes do PPGEDMAT. O instrumento conterá questões abertas e terá como foco, a percepção dos docentes acerca da força, oportunidades, fraquezas e ameaças que se apresentam, além de possibilitá-los apresentar sugestões e/ou comentários. 

* Instrumento II: Questionário de Avaliação de Discentes

Formulário eletrônico (Google Form) a ser respondido anonimamente, no mês de outubro de cada ano, por todos os discentes do PPGEDMAT. O instrumento conterá questões fechadas, nas quais o aluno deve atribuir uma nota numa escala de 1 a 5 para: disciplinas cursadas, seminários, eventos, atividades de orientação, infraestrutura e satisfação geral com o PPGEDMAT. Além disso, serão propostas questões abertas para os discentes avaliarem outros aspectos do curso e apresentarem sugestões e/ou comentários. 

* Instrumento III: Questionário de Avaliação de Egressos

Formulário eletrônico (Google Form) a ser respondido anonimamente, no mês de outubro de cada ano, por todos os egressos dos últimos 5 (cinco) anos do PPGEDMAT. Além de mapear a inserção acadêmica e profissional dos egressos, o questionário terá questões abertas visando analisar as contribuições da formação para o seu desenvolvimento profissional. Também é solicitado que os egressos escrevam uma breve trajetória que contribui para a Avaliação Quadrienal do PPGEDMAT, além de possibilitá-los apresentar sugestões e/ou comentários. 


* Instrumento IV: Questionário de Avaliação de Técnico-Administrativos

Formulário eletrônico (Google Form) a ser respondido anonimamente, no mês de outubro de cada ano, por todos os técnico-administrativos que contribuem com o PPGEDMAT. O instrumento conterá questões abertas que ajudem a avaliar os procedimentos e processos administrativos do PPGEDMAT, com vistas a evidenciar pontos a serem melhorados, otimizados ou revistos, além de possibilitar aos técnico-administrativos apresentar sugestões e/ou comentários. 

* Instrumento V: Indicadores de Produtividade Docente e Discente

O instrumento consiste em uma síntese da produção anual do PPGEDMAT, considerando informações disponibilizadas pela ferramenta Stela Experta, pelo Currículo Lattes e pelo levantamento da produção docente e discente realizada pela Comissão de Acompanhamento Docente e Discente (CADD) do PPGEDMAT.

* Instrumento VI: Indicadores de Integralização

O instrumento consiste de uma planilha de controle pelo Colegiado do PPGEDMAT das datas de ingresso, qualificação e defesa dos discentes.