O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática na Universidade Federal de Ouro Preto
GPEufop
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Endereço no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0954148854184759
O GPEUfop é liderado pelo Prof. Dr. Daniel Clark Orey, sendo que o Vice-Líder é o Prof. Dr. Milton Rosa e o Coordenador Técnico Pedagógico é o Mestre Diego Pereira De Oliveira Cortes. A área de concentração é a Educação Matemática, pertencente à Linha 3: História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática, do Programa em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O GPEUfop foi fundado em 2016, sendo reformulado em 2018, estando certificado pela Ufop e também pelo CNPq. Atualmente, este grupo possui 40 participantes, sendo 10 estudantes de mestrado e 30 participantes entre pesquisadores e ex-alunos do programa. O GPEUfop também possui 5 participantes internacionais: 1 da Colômbia, 1 da Venezuela, 1 de Costa Rica e 2 dos Estados Unidos. As reuniões são realizadas mensalmente, ocorrendo, geralmente, na segunda semana de cada mês, via GoogleMeet, das 10h às 12 h, sendo intercaladas às quintas-feiras e sábados, com o objetivo de atender às demandas dos membros do Grupo.
O GPEUfop busca investiga a História e a Historiografia da Matemática e as suas potencialidades pedagógicas na Educação Matemática ao relacionar o desenvolvimento do conhecimento matemático com a sua história e cultura, bem como objetiva problematizar a Etnomatemática e a Etnomodelagem como ações pedagógicas que visam refletir sobre as relações entre a globalização, a localização e a glocalização, que se relaciona com a dinâmica do encontro entre culturas e conhecimentos distintos. Este Grupo também busca uma compreensão ampla dos princípios da Educação Matemática Inclusiva e da Diversidade, contextualizando-as histórica, cultural e socialmente com o objetivo de proporcionar um espaço democrático de reflexão sobre as práticas matemáticas diversas e as políticas públicas inclusivas no contexto da Educação Matemática e da pluralidade cultural.
As temáticas estudadas pelos membro do GPEUfop são: Etnomatemática e sua Ação Pedagógica, Etnomatemática e insubordinação Criativa, Etnomatemática e Currículo Trivium, Etnomatemática e Interdisciplinaridade, Etnomodelagem, Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática, Etnomatemática e Educação Inclusiva, Etnomatemática e Práticas Matemáticas Socioculturais, Etnomatemática e Educação STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art, and Mathematics), Etnomatemática e a Educação para as Relações Étnico-Raciais; Etnomatemática, Diversidade e Pluralidade Cultural: educação para gifted students, LGBTQIA+, migração e imigração, aprendizes da língua portuguesa, entre outros assuntos de interesse dos membros do Grupo.