
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Educação, promoveu ações de formação continuada dos profissionais da rede municipal. Conforme a administração, diversos encontros foram realizados neste mês, contemplando diferentes áreas do conhecimento.
Nos dias 11 e 12, aconteceu o encontro “A Escola que queremos para todos: inclusão, ensino e diferença”, com o professor e pesquisador da Unesp, José Eduardo Lanutti. O objetivo foi refletir sobre a educação inclusiva como direito, abordando aspectos legais, pedagógicos e práticas no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
No dia 15, professores de Matemática participaram de um encontro em parceria com a Ufop, coordenado pelo professor Douglas da Silva Tinti, com apoio de oito doutorandos. Eles acompanharão os docentes até dezembro de 2025, estimulando metodologias inovadoras e maior participação estudantil. A avaliação destacou o caráter dinâmico e prático da formação.
Já no dia 19, foi realizada a capacitação “A Poética das Brincanções”, conduzida pelo arte-educador Nélio Spréa. O foco foi a importância das experiências lúdicas e tradicionais na Educação Infantil. O encontro reuniu professores, monitores, coordenadores e gestores no CEJM, em diferentes horários.
No dia 20, aconteceu a formação “Ensino Bilíngue Simultâneo: Estratégias e Atividades para alunos surdos em aquisição de línguas (Libras e Língua Portuguesa)”, ministrada pela professora mestra Cássia Tenol, da Ufop. Seguindo a programação, na próxima segunda-feira (25), será promovido o seminário “Alfabetização e Letramento: compromisso de todos!”, e no dia 28, o segundo encontro “Trilha Formativa Leitura e Escrita em Movimento”, com a professora Fernanda Clímaco.
As iniciativas, diz a administração, integram o Eixo 13 da Política Educacional da rede, que trata da formação continuada como compromisso estratégico, assegurando atualização e aprimoramento das competências dos educadores.
