PPGEDMAT colabora com a formação de professores de Matemática de João Monlevade

Agosto 25, 2025

Grupo de trabalho que ministrou os encontros de formação. Há onze pessoas de pé, sorrindo, dentro de um recinto fechado, com porta e cortinas abertas.
Fonte: Douglas da Silva Tinti

 

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Educação, promoveu ações de formação continuada dos profissionais da rede municipal. Conforme a administração, diversos encontros foram realizados neste mês, contemplando diferentes áreas do conhecimento.

Nos dias 11 e 12, aconteceu o encontro “A Escola que queremos para todos: inclusão, ensino e diferença”, com o professor e pesquisador da Unesp, José Eduardo Lanutti. O objetivo foi refletir sobre a educação inclusiva como direito, abordando aspectos legais, pedagógicos e práticas no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

No dia 15, professores de Matemática participaram de um encontro em parceria com a Ufop, coordenado pelo professor Douglas da Silva Tinti, com apoio de oito doutorandos. Eles acompanharão os docentes até dezembro de 2025, estimulando metodologias inovadoras e maior participação estudantil. A avaliação destacou o caráter dinâmico e prático da formação.

 

Já no dia 19, foi realizada a capacitação “A Poética das Brincanções”, conduzida pelo arte-educador Nélio Spréa. O foco foi a importância das experiências lúdicas e tradicionais na Educação Infantil. O encontro reuniu professores, monitores, coordenadores e gestores no CEJM, em diferentes horários.

No dia 20, aconteceu a formação “Ensino Bilíngue Simultâneo: Estratégias e Atividades para alunos surdos em aquisição de línguas (Libras e Língua Portuguesa)”, ministrada pela professora mestra Cássia Tenol, da Ufop. Seguindo a programação, na próxima segunda-feira (25), será promovido o seminário “Alfabetização e Letramento: compromisso de todos!”, e no dia 28, o segundo encontro “Trilha Formativa Leitura e Escrita em Movimento”, com a professora Fernanda Clímaco.

As iniciativas, diz a administração, integram o Eixo 13 da Política Educacional da rede, que trata da formação continuada como compromisso estratégico, assegurando atualização e aprimoramento das competências dos educadores.

Fontes: A Notícia / Proext-PG