ANAIS DO III SIMPEM

Anais do III SIMPEM
Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática v.3, n.1, 2023

26 e 27 de outubro de 2023

Neste ano, o SIMPEM ocorreria em dois espaços distintos, como havíamos anunciado: Museu da Escola de Farmácia e Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB). Contudo, por problemas técnicos devido a obras, a programação do primeiro dia não poderá mais ocorrer no museu. Dessa forma, todo o evento ocorrerá no ICEB, como aconteceu nas edições anteriores.

Veja programação:

Programação

Horário Quinta-feira – 26/10/2023
10h às 10h30min

Mesa de abertura


Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB
Prof. Dr. Frederico da Silva Reis (Coordenador do PPGEDMAT)
Profa. Dra. Renata Guerra de Sá Cota (Pró-Reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da UFOP)
Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu (Comissão de Eventos / Vice-Coordenador do PPGEDMAT)

10h30min às 12h

Palestra de abertura


Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB
Palestrante: Prof. Dr. Armando Traldi (IFSP-SP)
Título: Pesquisa da Própria Prática a partir de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem: possibilidade para o desenvolvimento profissional deprofessores de matemática

12h às 14h Almoço
14h00min às 16h00min

Grupos de Discussão - Parte 1

Grupo de Discussão da Linha 1 (GD1)

Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB
Anfitriã: Ana Paula Morito Neves
Comentaristas: Externo: Prof. Prof. Dr. Armando Traldi (IFSP-SP)
Egressa: Profa. Ms. Sara Rodrigues Ferraz
Para acessar a ordem das apresentações dos trabalhos do GD 1, clique aqui

Grupo de Discussão da Linha 2 (GD2)

Local: Sala 17B - ICEB
Anfitriã: Messias Santos de Morais
Comentaristas: Externos: Prof. Dr. Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP) e profa. Dra. Bárbara Lutaif Bianchini (PUC-SP)
Egresso: Prof. Ms. Carlos Roberto Torrente
Para acessar a ordem das apresentações dos trabalhos do GD 2, clique aqui

Grupo de Discussão da Linha 3 (GD3)


Local: Auditório da Estatística - ICEB
Anfitrião: Lucas Jr. Paixão
Comentaristas: Externas: Profa. Dra. Alcione Marques Fernandes (UFT)
e profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga (UFRB)
Egressa: Ms. Ediane Pereira de Lima
Para acessar a ordem das apresentações dos trabalhos do GD 3, clique aqui

16h às
16h30min
Café
16h30min
às 18h
Grupos de discussão – parte 2
A partir de 18h Happy hour – Recanto das Flores
Horário Sexta-feira – 27/10/2023 Local: ICEB
9h às 11h

Sessões de Comunicação Científica (CC)

CC1


Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB
Mediador: Prof. Frederico da Silva Reis
Para acessar a ordem das apresentações dos trabalhos da sessão de comunicações CC1, clique aqui 


CC2

Local: Auditório da Estatística
Mediador: Prof. Milton Rosa
Para acessar a ordem das apresentações dos trabalhos da sessão de comunicações CC2, clique aqui

CC3

Local: Sala 17B
Mediador: Prof. André Augusto Deodato
Para acessar a ordem das apresentações dos trabalhos da sessão de comunicações CC3, clique aqui

11h às 12h

Roda de conversa com egressos

Mediadora: Prof. Dra. Ana Cristina Ferreira (UFOP)

12h às 14h Almoço
14h às 15h30min

Palestra de encerramento

Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB
Palestrantes: Prof. Dr. Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP) e profa. Dra.
Bárbara Lutaif Bianchini (PUC-SP)
Título: Uma possibilidade de inflexão no ensino de Matemática: de um
conjunto de conteúdos para uma diversidade de formas de pensar.

15h30min as 16h Café/Lançamento de livro

 

Textos

1 - A prática de um professor formador de estágio curricular supervisionado: reflexões à luz do conhecimento didático-matemático
Autora: Ana Paula Morito Neves

2 - Um estudo sobre a formação de professores de matemática no Timor-Leste
Autor: Carlos Soares

3 - Formação de professores de matemática e a adoção da portaria MEC nº 1.428 de 28 dezembro de 2018
Autora: Fabiana Cristina Pinto

4 - Um estudo com egressos do Programa Residência Pedagógica no âmbito da formação inicial de professores
Autor: Guilherme de Oliveira Souza

5 - Avaliação da faceta epistêmica do conhecimento didático-matemático de professores de matemática egressos do Programa Residência Pedagógica
Autora: Marina da Silva Cardoso

6 - Apresentando uma pesquisa sobre o software GeoGebra em cursos de matemática de uma universidade federal mineira
Autora: Cyndi Menezes Pimentel

7 - Modelagem Matemática: uma alternativa pedagógica para além da sala de aula
Autora: Janaina Milagres Martins

8 - Simetrias: uma proposta voltada para os sentidos e significados explicitados por alunos da educação básica
Autora: Luana Milagres Fernandes

9 - Apresentando uma pesquisa sobre as concepções de criticidade na Modelagem Matemática
Autor: Messias Santos de Morais

10 - Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): aproximações e distanciamentos entre as práticas matemáticas e osdocumentos orientadores
Autora: Ana Flávia S. P. Dias

11 - Conectando a matemática e a cultura na perspectiva da Etnomodelagem por meio dos temas contemporâneostransversais: um estudo qualitativo numa escola quilombola
Autora: Ana Maria da Silva Gonçalves

12 - Ensino de matemática e Educação Integral: compreensões das professoras de matemática de uma escola estaduallocalizada em um município do interior de Minas Gerais
Autora: Claudiane Ferreira de Jesus

13- Jogos na aula de matemática como caminho para o desenvolvimento de ações inclusivas em relação a um aluno com síndrome de down
Autor: Hudson de Souza Barbosa

14 - Etnomodelagem dos fractais: uma ação pedagógica para implementação da lei n° 10.639/03 no 2° ano do Ensino Médio
Autor: Lucas Jr. Paixão

15– Um estudo da Educação Financeira com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio: um olhar para o tema inflação à luz da Educação Matemática Crítica
Autores: Aline de Sousa Jacinto e Edmilson Minoru Torisu

16 - Residentes e preceptor mobilizando conhecimento didático-matemático: uma proposta de ABP para o ensino de gráficos
Autores: Flávia Silva Sousa e José Fernandes da Silva

17 - Uma pesquisa sobre a perspectiva do programa Etnomatemática: educação financeira nas aulas de matemática para a formação cidadã de alunos de uma turma de 6º ano
Autor: Gabriel Mapa e Milton Rosa

18 - Realidade aumentada, software geogebra e aprendizagem móvel: uma tríade para a aprendizagem de geometria espacial no ensino médio
Autores: Silvio Luiz Gomes de Amorim, Frederico da Silva Reis e Neuber Silva Ferreira

19 - Prática docente de professores de matemática no contexto da peer instruction: reflexões à luz dos critérios de idoneidade didática
Autores: Fernanda Marcelle Miranda e Douglas da Silva Tinti

20 - O raciocínio lógico matemático de gifted students à luz da perspectiva do programa Etnomatemática
Autores: Lucas Fré Campos e Milton Rosa

21 - O projeto horta didática: um olhar para a disciplinarização decorrente do tempo integral
Autores: Márcio Gustavo Vieira e André Augusto Deodato

22 - O metro quadrado: estratégias de resolução de problemas de alunos do 7º ano
Autores: Rodrigo de Menezes Cruz e Marli Regina dos Santos

23 - O canto da matemática no mensageiro rural: o ensino de aritmética para professores rurais na perspectiva de Helena Antipoff
Autores: Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira e Roseli Alves Moura

24 - As abordagens êmicas, éticas e dialógicas da Etnomodelagem na produção de vinho artesanal de jabuticaba
Autores: Álvaro Moisés Borges e Daniel Clark Orey

25 - Projetos: um olhar pela perspectiva da idoneidade didática
Autores: Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do Carmo e Douglas da Silva Tinti

26 - Entrelaces entre o aqui e o lá: a ação pedagógica da Etnomodelagem na produção artesanal de carvão vegetal
Autores: Vanessa Aparecida Dutra Rabelo Fabiana Cristina Pinto

27 - Etnomatemática, Etnomodelagem e produção de arroz na cidade de Amarante no estado do Piauí
Autores: Luciano de Santana Rodrigues e Milton Rosa

28 - Percepções de docentes de cursos de licenciatura em matemática de um instituto federal mineiro acerca dosconhecimentos matemáticos próprios da docência
Autores: Maria de Fátima Dias da Silva e Ana Cristina Ferreira