Anais do III SIMPEM
Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática v.3, n.1, 2023
26 e 27 de outubro de 2023
Neste ano, o SIMPEM ocorreria em dois espaços distintos, como havíamos anunciado: Museu da Escola de Farmácia e Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB). Contudo, por problemas técnicos devido a obras, a programação do primeiro dia não poderá mais ocorrer no museu. Dessa forma, todo o evento ocorrerá no ICEB, como aconteceu nas edições anteriores.
Veja programação:
Programação
Horário | Quinta-feira – 26/10/2023 |
10h às 10h30min |
Mesa de abertura
|
10h30min às 12h |
Palestra de abertura
|
12h às 14h | Almoço |
14h00min às 16h00min |
Grupos de Discussão - Parte 1 Grupo de Discussão da Linha 1 (GD1)
Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB Grupo de Discussão da Linha 2 (GD2)
Local: Sala 17B - ICEB Grupo de Discussão da Linha 3 (GD3)
|
16h às 16h30min |
Café |
16h30min às 18h |
Grupos de discussão – parte 2 |
A partir de 18h | Happy hour – Recanto das Flores |
Horário | Sexta-feira – 27/10/2023 Local: ICEB |
9h às 11h |
Sessões de Comunicação Científica (CC) CC1
Local: Auditório da Estatística CC3
Local: Sala 17B |
11h às 12h |
Roda de conversa com egressos Mediadora: Prof. Dra. Ana Cristina Ferreira (UFOP) |
12h às 14h | Almoço |
14h às 15h30min |
Palestra de encerramento
Local: Auditório Raquel do Pilar - ICEB |
15h30min as 16h | Café/Lançamento de livro |
Textos
1 - A prática de um professor formador de estágio curricular supervisionado: reflexões à luz do conhecimento didático-matemático
Autora: Ana Paula Morito Neves
2 - Um estudo sobre a formação de professores de matemática no Timor-Leste
Autor: Carlos Soares
3 - Formação de professores de matemática e a adoção da portaria MEC nº 1.428 de 28 dezembro de 2018
Autora: Fabiana Cristina Pinto
4 - Um estudo com egressos do Programa Residência Pedagógica no âmbito da formação inicial de professores
Autor: Guilherme de Oliveira Souza
5 - Avaliação da faceta epistêmica do conhecimento didático-matemático de professores de matemática egressos do Programa Residência Pedagógica
Autora: Marina da Silva Cardoso
6 - Apresentando uma pesquisa sobre o software GeoGebra em cursos de matemática de uma universidade federal mineira
Autora: Cyndi Menezes Pimentel
7 - Modelagem Matemática: uma alternativa pedagógica para além da sala de aula
Autora: Janaina Milagres Martins
8 - Simetrias: uma proposta voltada para os sentidos e significados explicitados por alunos da educação básica
Autora: Luana Milagres Fernandes
9 - Apresentando uma pesquisa sobre as concepções de criticidade na Modelagem Matemática
Autor: Messias Santos de Morais
10 - Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): aproximações e distanciamentos entre as práticas matemáticas e osdocumentos orientadores
Autora: Ana Flávia S. P. Dias
11 - Conectando a matemática e a cultura na perspectiva da Etnomodelagem por meio dos temas contemporâneostransversais: um estudo qualitativo numa escola quilombola
Autora: Ana Maria da Silva Gonçalves
12 - Ensino de matemática e Educação Integral: compreensões das professoras de matemática de uma escola estaduallocalizada em um município do interior de Minas Gerais
Autora: Claudiane Ferreira de Jesus
13- Jogos na aula de matemática como caminho para o desenvolvimento de ações inclusivas em relação a um aluno com síndrome de down
Autor: Hudson de Souza Barbosa
14 - Etnomodelagem dos fractais: uma ação pedagógica para implementação da lei n° 10.639/03 no 2° ano do Ensino Médio
Autor: Lucas Jr. Paixão
15– Um estudo da Educação Financeira com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio: um olhar para o tema inflação à luz da Educação Matemática Crítica
Autores: Aline de Sousa Jacinto e Edmilson Minoru Torisu
16 - Residentes e preceptor mobilizando conhecimento didático-matemático: uma proposta de ABP para o ensino de gráficos
Autores: Flávia Silva Sousa e José Fernandes da Silva
17 - Uma pesquisa sobre a perspectiva do programa Etnomatemática: educação financeira nas aulas de matemática para a formação cidadã de alunos de uma turma de 6º ano
Autor: Gabriel Mapa e Milton Rosa
18 - Realidade aumentada, software geogebra e aprendizagem móvel: uma tríade para a aprendizagem de geometria espacial no ensino médio
Autores: Silvio Luiz Gomes de Amorim, Frederico da Silva Reis e Neuber Silva Ferreira
19 - Prática docente de professores de matemática no contexto da peer instruction: reflexões à luz dos critérios de idoneidade didática
Autores: Fernanda Marcelle Miranda e Douglas da Silva Tinti
20 - O raciocínio lógico matemático de gifted students à luz da perspectiva do programa Etnomatemática
Autores: Lucas Fré Campos e Milton Rosa
21 - O projeto horta didática: um olhar para a disciplinarização decorrente do tempo integral
Autores: Márcio Gustavo Vieira e André Augusto Deodato
22 - O metro quadrado: estratégias de resolução de problemas de alunos do 7º ano
Autores: Rodrigo de Menezes Cruz e Marli Regina dos Santos
23 - O canto da matemática no mensageiro rural: o ensino de aritmética para professores rurais na perspectiva de Helena Antipoff
Autores: Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira e Roseli Alves Moura
24 - As abordagens êmicas, éticas e dialógicas da Etnomodelagem na produção de vinho artesanal de jabuticaba
Autores: Álvaro Moisés Borges e Daniel Clark Orey
25 - Projetos: um olhar pela perspectiva da idoneidade didática
Autores: Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do Carmo e Douglas da Silva Tinti
26 - Entrelaces entre o aqui e o lá: a ação pedagógica da Etnomodelagem na produção artesanal de carvão vegetal
Autores: Vanessa Aparecida Dutra Rabelo Fabiana Cristina Pinto
27 - Etnomatemática, Etnomodelagem e produção de arroz na cidade de Amarante no estado do Piauí
Autores: Luciano de Santana Rodrigues e Milton Rosa
28 - Percepções de docentes de cursos de licenciatura em matemática de um instituto federal mineiro acerca dosconhecimentos matemáticos próprios da docência
Autores: Maria de Fátima Dias da Silva e Ana Cristina Ferreira