ANAIS DO II SIMPEM

Anais do II SIMPEM - Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática – v.2,n.1, 2022

20 e 21 de outubro de 2022

 

Programação

Horário Quinta-feira - 20/10/2022
13h30’ às
14h

Mesa de Abertura

Local: Auditório do CEAD
Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti (Coordenador do PPGEDMAT)
Profa. Dra. Renata Guerra de Sá Cota (Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFOP)
Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu (Comissão de Eventos / Vice-Coordenador do PPGEDMAT)

14h às
15h30’

Palestra de Abertura

Local: Auditório do CEAD
Palestrante: Prof. Dr. Vicente Marafioti Garnica (UNESP – Bauru)
Título: O lugar da Educação Matemática: sensibilizações
Mediador: Prof. Dr. Edmilson Minrou Torisu
Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=83YreWi9FTQ

15h30 ́ Intervalo (Café no ICEB III)
16h às
19h

Grupo de Discussão da Linha 1

Local: Auditório Raque do Pilar Machado
Anfitriã: Fernanda Marcele Miranda
Comentaristas: Externo: Profa. Samira Zaidan (UFMG)
Egresso: Profa. Ms. Rosângela Milagres Patrono (UFOP)

Grupo de Discussão da Linha 2

Local: Auditório da Estatística
Anfitriã: Amanda Cristina Martins
Comentaristas: Externo: Profa. Dra. Jussara de Loiola Araújo (UFMG)
Externo: Prof. Ms. Paola Fresneda (UFMG)
Egresso: Prof. Dr. Aldo Peres Campos e Lopes (UNIFEI)

Grupo de Discussão da Linha 3

Local: NIEPEM
Anfitrião: Lucas Fré Campos
Comentaristas: Externo: Profa. Dra. Teresinha Fumi Kawasaki (UFMG)
Egresso: Prof. Ms. Diego Pereira de Oliveira Cortes (SEE-MG)

 

Horário Sexta-feira - 21/10/2022
8h30 ́ às
11h

Sessão 1 de Comunicação Científica

Local:Auditório Raquel do Pilar Machado
Mediador e Mediadora: Prof. Dr. Frederico da Silva Reis e Profa. Dra. Marli Regina dos Santos

Sessão 2 de Comunicação Científica
Local: Auditório da Estatística
Mediador e Mediadora: Prof. Dr. Milton Rosa e Profa. Dra. Inajara de Salles Viana Neves
Sessão 3 de Comunicação Científica
Local: NIEPEM
Mediadores: Prof. Dr. André Augusto Deodato e Prof. Dr. Davidson Oliveira

11h às
12h30’

Palestra de Encerramento

Local: Auditório Raquel do Pilar Machado
Palestrante: Profa. Dra. Jussara de Loiola Araújo (UFMG)
Título: Sete metáforas para ilustrar possíveis encontros entre teorias e dados de pesquisas em Educação
Matemática
Mediador: Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu

 

Textos

 

1-A AÇÃO PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA EM SALAS DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM BUSCA DA CIDADANIA 
Gabriel Mapa

2-A ETNOMODELAGEM DA DANÇA TRADICIONAL AFRODESCENDENTE DE PALO DE MAYO DA COSTA RICA 
Steven Quesada Segura; Milton Rosa

3 - A ETNOMODELAGEM NA PRODUÇÃO DE VINHO: DIÁLOGOS ENTRE OS SABERES MATEMÁTICOS LOCAIS E OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ESCOLARES
Álvaro Moisés Borges

4 - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ISLÂMICA ATRAVÉS DO RAFC AL-HIJAB DE IBN AL-BANNA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAEDUCAÇÃO BÁSICA
Sheila de Jesus Costa Soares; Davidson Paulo Azevedo Oliveira

5 - AGRICULTURORES FAMILIARES PRODUTORES DE ARROZ E ETNOMODELAGEM
Luciano de Santana Rodrigues

6 - APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: SENSIBILIZANDO LICENCIANDOS(AS) PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES COM TDAH 
Daiana Luiza de Sá; Ana Cristina Ferreira

7 - APRESENTANDO UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA À REALIDADE AUMENTADA E O SOFTWARE GEOGEBRA NAAPRENDIZAGEM MÓVEL DE GEOMETRIA ESPACIAL 
Silvio Luiz Gomes de Amorim

8 - CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRÁFICOS E TABELAS
Flávia Silva Souza

9 - DELINEANDO METODOLOGICAMENTE UMA PESQUISA COM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Cláudio Bernardo Lucio Pacheco; Frederico da Silva Reis

10 - DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ETNOMODELAGEM POR MEIO DAS TRILHAS ETNOMATEMÁTICAS 
João Batista Nunes da Silva; Daniel Clark Orey

11-DESVELANDO INDÍCIOS DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUTOS FEDERAIS DE MINAS GERAIS
Maria de Fátima Dias da Silva

12 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ALUNOS TRABALHADORES: O PROBLEMA DA BICICLETA
Sonia Mara dos Santos Oliveira; Marger da Conceição Ventura Viana

13 - ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DESDOBRAMENTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 E DO TEMPO INTEGRAL
Pedro de Oliveira Ribeiro Penna; André Augusto Deodato

14 - ESTUDO DA ADAPTAÇÃO AO CURRÍCULO EM PLANEJAMENTOS, REALIZADOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO
Paloma Ferreira dos Santos; José Fernandes da Silva

15 - ETNOMODELAGEM E A PRODUÇÃO ARTESANAL DE CARVÃO VEGETAL: uma proposta de ação pedagógica para a sala de aulaVanessa Aparecida Dutra Rabelo

16 - ETNOMODELOS DIALÓGICOS DOS PROFETAS DE ALEIJADINHO
Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol; Milton Rosa

17 - GAMEFICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CÁLCULO I
Isabela Matias dos Anjos; Eder Marinho Martins

18 - GÊNERO NA MATEMÁTICA? UM OLHAR PARA A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDAS E LICENCIANDO
Luiza Batista Borges; André Augusto Deodato

19 - GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO MOBILE LEARNING
Érika Cruz Silva; Marli Regia dos Santos

20 - IDONEIDADE DIDÁTICA E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM TRABALHO COM PROJETOS
Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do Carmo

21 - INVESTIGAÇÃO DA FACETA INTERACIONAL DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR DE PRECEPTORES E RESIDENTES
Alexsandra Braga Horta; José Fernandes da Silva

22 - INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL 
Kelly Souza Lima

23 - LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA METODOLOGIA TRABALHO EM GRUPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Iara Maria Soares de Assis Frade; Douglas da Silva Tinti

24 - MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Amanda Cristina Martins; Douglas da Silva Tinti

25 - MAPEANDO ABORDAGENS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Carlos Roberto Torrente; Frederico da Silva Reis

26 - O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MENSAGEIRO RURAL: A PERSPECTIVA DE HELENA ANTIPOFF 
Sérgio Geraldo dos Santos

27 - O ESTUDO DA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DA PROPORÇÃO ÁUREA NOS CRISTOS DO MESTRE ALEIJADINHO DA CIDADE DE CONGONHAS, MINAS GERAIS, NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM
Kelly Cristina Santos Rocha; Daniel Clark Orey

28 - O PROJETO HORTA E SUAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS: ADAPTAÇÕES DECORRENTES DO TEMPO INTEGRAL 
Márcio Gustavo Vieira

29 - O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE GIFTED STUDENTS: UM ESTUDO BASEADO NOS PRESSUPOSTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA 
Lucas Fré Campos

30 - O USO PEDAGÓGICO DA PESQUISA DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA PARA A ESCOLA
Amanda Vieira Mendes ; André Augusto Deodato

31 - OS TEMAS TRANSVERSAIS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: UMA PESQUISA EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriane Lorranne Feitosa Campos dos Santos; Edmilson Minoru Torisu

32 - PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PRECEPTOR DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Robson Alves Faria; Douglas da Silva Tinti

33 - PEER INSTRUCTION E SABERES DOCENTES: INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA 
Mayara Maia Bruno Nepomuceno Silva; Inajara de Salles Viana Neves

34 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE OURO PRETO ACERCA DA PROGRESSÃO PARCIAL
Ricardo Alexandre de Figueiredo; Ana Cristina Ferreira

35 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: IDEIAS INICIAIS
Igor Tavares Gomes

36 - PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PEER INSTRUCTION: REFLEXÕES À LUZ DOS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA
Fernanda Marcelle Miranda

37 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO
Rodrigo de Menezes Cruz

38 - ROBÓTICA EDUCACIONAL DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Marcelo de Oliveira Vilaça; Marli Regina dos Santos

39 - UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DE ALUNOS CEGOS FUNDAMENTADA NA ETNOMATEMÁTICA
Giovana Aparecida Pereira da Silva; Milton Rosa

40 - UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM VISTAS À PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Ediane Pereira de Lima; Edmilson Minoru Torisu