Anais do II SIMPEM - Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática – v.2,n.1, 2022
20 e 21 de outubro de 2022
Programação
Horário | Quinta-feira - 20/10/2022 |
13h30’ às 14h |
Mesa de Abertura
Local: Auditório do CEAD |
14h às 15h30’ |
Palestra de Abertura
Local: Auditório do CEAD |
15h30 ́ | Intervalo (Café no ICEB III) |
16h às 19h |
Grupo de Discussão da Linha 1
Local: Auditório Raque do Pilar Machado Grupo de Discussão da Linha 2
Local: Auditório da Estatística Grupo de Discussão da Linha 3
Local: NIEPEM |
Horário | Sexta-feira - 21/10/2022 |
8h30 ́ às 11h |
Sessão 1 de Comunicação Científica
Local:Auditório Raquel do Pilar Machado
Sessão 2 de Comunicação Científica |
11h às 12h30’ |
Palestra de Encerramento
Local: Auditório Raquel do Pilar Machado |
Textos
2-A ETNOMODELAGEM DA DANÇA TRADICIONAL AFRODESCENDENTE DE PALO DE MAYO DA COSTA RICA
Steven Quesada Segura; Milton Rosa
3 - A ETNOMODELAGEM NA PRODUÇÃO DE VINHO: DIÁLOGOS ENTRE OS SABERES MATEMÁTICOS LOCAIS E OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ESCOLARES
Álvaro Moisés Borges
4 - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ISLÂMICA ATRAVÉS DO RAFC AL-HIJAB DE IBN AL-BANNA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAEDUCAÇÃO BÁSICA
Sheila de Jesus Costa Soares; Davidson Paulo Azevedo Oliveira
5 - AGRICULTURORES FAMILIARES PRODUTORES DE ARROZ E ETNOMODELAGEM
Luciano de Santana Rodrigues
6 - APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: SENSIBILIZANDO LICENCIANDOS(AS) PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES COM TDAH
Daiana Luiza de Sá; Ana Cristina Ferreira
7 - APRESENTANDO UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA À REALIDADE AUMENTADA E O SOFTWARE GEOGEBRA NAAPRENDIZAGEM MÓVEL DE GEOMETRIA ESPACIAL
Silvio Luiz Gomes de Amorim
8 - CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRÁFICOS E TABELAS
Flávia Silva Souza
9 - DELINEANDO METODOLOGICAMENTE UMA PESQUISA COM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Cláudio Bernardo Lucio Pacheco; Frederico da Silva Reis
10 - DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ETNOMODELAGEM POR MEIO DAS TRILHAS ETNOMATEMÁTICAS
João Batista Nunes da Silva; Daniel Clark Orey
11-DESVELANDO INDÍCIOS DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUTOS FEDERAIS DE MINAS GERAIS
Maria de Fátima Dias da Silva
12 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ALUNOS TRABALHADORES: O PROBLEMA DA BICICLETA
Sonia Mara dos Santos Oliveira; Marger da Conceição Ventura Viana
13 - ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DESDOBRAMENTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 E DO TEMPO INTEGRAL
Pedro de Oliveira Ribeiro Penna; André Augusto Deodato
14 - ESTUDO DA ADAPTAÇÃO AO CURRÍCULO EM PLANEJAMENTOS, REALIZADOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO
Paloma Ferreira dos Santos; José Fernandes da Silva
15 - ETNOMODELAGEM E A PRODUÇÃO ARTESANAL DE CARVÃO VEGETAL: uma proposta de ação pedagógica para a sala de aulaVanessa Aparecida Dutra Rabelo
16 - ETNOMODELOS DIALÓGICOS DOS PROFETAS DE ALEIJADINHO
Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol; Milton Rosa
17 - GAMEFICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CÁLCULO I
Isabela Matias dos Anjos; Eder Marinho Martins
18 - GÊNERO NA MATEMÁTICA? UM OLHAR PARA A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDAS E LICENCIANDO
Luiza Batista Borges; André Augusto Deodato
19 - GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO MOBILE LEARNING
Érika Cruz Silva; Marli Regia dos Santos
20 - IDONEIDADE DIDÁTICA E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM TRABALHO COM PROJETOS
Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do Carmo
21 - INVESTIGAÇÃO DA FACETA INTERACIONAL DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR DE PRECEPTORES E RESIDENTES
Alexsandra Braga Horta; José Fernandes da Silva
22 - INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Kelly Souza Lima
23 - LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA METODOLOGIA TRABALHO EM GRUPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Iara Maria Soares de Assis Frade; Douglas da Silva Tinti
24 - MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Amanda Cristina Martins; Douglas da Silva Tinti
25 - MAPEANDO ABORDAGENS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Carlos Roberto Torrente; Frederico da Silva Reis
26 - O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MENSAGEIRO RURAL: A PERSPECTIVA DE HELENA ANTIPOFF
Sérgio Geraldo dos Santos
27 - O ESTUDO DA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DA PROPORÇÃO ÁUREA NOS CRISTOS DO MESTRE ALEIJADINHO DA CIDADE DE CONGONHAS, MINAS GERAIS, NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM
Kelly Cristina Santos Rocha; Daniel Clark Orey
28 - O PROJETO HORTA E SUAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS: ADAPTAÇÕES DECORRENTES DO TEMPO INTEGRAL
Márcio Gustavo Vieira
29 - O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE GIFTED STUDENTS: UM ESTUDO BASEADO NOS PRESSUPOSTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Lucas Fré Campos
30 - O USO PEDAGÓGICO DA PESQUISA DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA PARA A ESCOLA
Amanda Vieira Mendes ; André Augusto Deodato
31 - OS TEMAS TRANSVERSAIS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: UMA PESQUISA EM UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriane Lorranne Feitosa Campos dos Santos; Edmilson Minoru Torisu
32 - PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PRECEPTOR DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Robson Alves Faria; Douglas da Silva Tinti
33 - PEER INSTRUCTION E SABERES DOCENTES: INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Mayara Maia Bruno Nepomuceno Silva; Inajara de Salles Viana Neves
34 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE OURO PRETO ACERCA DA PROGRESSÃO PARCIAL
Ricardo Alexandre de Figueiredo; Ana Cristina Ferreira
35 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: IDEIAS INICIAIS
Igor Tavares Gomes
36 - PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PEER INSTRUCTION: REFLEXÕES À LUZ DOS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA
Fernanda Marcelle Miranda
37 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO
Rodrigo de Menezes Cruz
38 - ROBÓTICA EDUCACIONAL DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Marcelo de Oliveira Vilaça; Marli Regina dos Santos
39 - UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DE ALUNOS CEGOS FUNDAMENTADA NA ETNOMATEMÁTICA
Giovana Aparecida Pereira da Silva; Milton Rosa
40 - UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM VISTAS À PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Ediane Pereira de Lima; Edmilson Minoru Torisu