ANAIS DO I SIMPEM

 

Anais do I SIMPEM - Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática – v.1,n.1, 2021

21 e 22 de outubro de 2021

Programação

Horário 21/10 22/10
9h30 às
10h

Mesa de abertura

Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti Coordenador do PPGEDMAT
Profa. Dra. Renata Guerra de Sá Cota Pró-Reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação
Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu Presidente Comissão de Eventos

 
10h às 12h

Conferência de abertura

Conferencista
Profa. Dra. Eliane Gazire (PUC/MG)
Mediador
Prof. Dr. José Fernandes Silva (IFMG / PPGEDMAT)

Grupos de Discussão
14h às 16h Grupos de Discussão Comunicações Científicas
16h às 18h Comunicações Científicas

Encerramento

Conferencista
Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes (UNICSUL)
Mediador
Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu

 

 

Textos

1 - ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA ENVOLVENDO A PESPECTIVA DA GAMIFICAÇÃO 
Amanda Cristina Martins

2 - A PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM COMO UMA ABORDAGEMDIALÓGICA PARA O ESTUDO DA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DA PROPORÇÃO ÁUREA NOS CRISTOS DO MESTRE ALEIJADINHO NA CIDADE DE CONGONHAS, MINAS GERAIS 
Kelly Cristina Santos Rocha

3 - APRENDIZAGEM TANGENCIAL DE MATEMÁTICA EM FILMES 
Willian Christian de Assis

4 - APRESENTANDO UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA A GAMEFICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO I
Isabela Matias dos Anjos

5 - APRESENTANDO UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA AOS PENSAMENTOS MATEMÁTICOS EM QUESTÕES DA OBMEP 
Carlos Roberto Torrente

6 - APRESENTANDO UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA A TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO
Fabio Henrique de Souza

7 - APRESENTANDO UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA A TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL 
Cláudio Bernardo Lucio Pacheco

8 - AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA SER DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Ediane Pereira de Lima

9 - AVALIAÇÃO DA FACETA ECOLÓGICA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO DE FUTUROS PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Paloma Ferreira dos Santos

10 - DISCUTINDO OS TEMAS TRANSVERSAIS COM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UMA EXPERIÊNCIA DE GRUPO COLABORATIVO PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Adriane Lorranne Feitosa Campos dos Santos

11 – ECTIVENESS OF ACTIVE LEARNING AND SELF ASSESMENT OF FIRST YEAR MIDDLE SCHOOL STUDENTS´MATHEMATICAL COMPETENCIES: ANETHNOMODELLING APPROACH
Emmanuel Chukwuebuka Uumeh

12 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 
Sonia Mara dos Santos Oliveira

13 - EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM OLHAR PARA O APROFUNDAMENTO DA DESIGUALDADE ESCOLAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA 
Pedro de Oliveira Ribeiro Penna

14 - ENSINO DE ÁLGEBRA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO COLABORATIVO COM VISTAS À APRENDIZAGEM MÓVEL
Elder Cesar de Almeida

15 - ENSINO DE MATEMÁTICA E CULTURA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE
Nara de Freitas Simões

16 - ETNOMODELAGEM E OS PROFETAS DE ALEIJAIDINHO: UM ESTUDO DE SUAS PROPORÇÕES
Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol

17 - ETNOMODELAGEM, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E RENDA RENASCENÇA: EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA ENTRE SABERES E FAZERES DIVERSOS 
Francinette Mendes Lopes

18 - FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA E PROBLEMATIZAÇÃO DE GÊNERO: UMA INVESTIGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CRÍTICA E ANTISSEXISTA
Luiza Batista Borges

19 - INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA CEGO POR MEIO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA 
Giovana Aparecida Pereira da Silva

20 - INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS-MATEMÁTICOSORIUNDOS DAS REFLEXÕES ESTABELECIDAS ENTRE PRECEPTORES E RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Alexsandra Braga Horta

21 - INVESTIGANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA MOBILIZADOS EM UM PIBID MATEMÁTICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS 
Nathalia Luiza Soares Peixoto; Ana Cristina Ferreira

22 - INVESTIGANDO O CUBO MÁGICO NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA EUCLIDIANA POR MEIO DA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA 
Paulo Victor Clark Lopes; Milton Rosa

23 - JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA JUNTO A FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA 
Ana Luiza Ferreira Camargo; Marli Regina dos Santos

24 - MOBILE LEARNING NO ESTUDO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Érika Cruz Silva

25 - MODELAGEM MATEMÁTICA REMOTA NO ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 
Aldo Peres Campos e Lopes; Frederico da Silva Reis

26 - O CONHECIMENTO DIDÁTICO MATEMÁTICO DO FUTURO PROFESSOR ASSOCIADO A METODOLOGIA ATIVA TRABALHO EM GRUPO 
Iara Maria Soares de Assis Frade

27 - O ENSINO DE MATEMÁTICA E A TRANSIÇÃO ESCOLAR PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NARRADAS POR ALUNOS DO 7º ANO
Thamirys Evangelista Mendes; Douglas da Sila Tinti; Célia Maria Fernandes Nunes

28 - PEER INSTRUCTION: INOVAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Mayara Maia Bruno Nepomuceno Silva

29 - PERCEPÇÕES DE FUTUROS DOCENTES EM MATEMÁTICA MOBILIZADAS EM UM CONJUNTO DE ENCONTROS ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TDAH
Daiana Luiza de Sá

30 - PROPONDO AS TRILHAS MATEMÁTICAS E HISTÓRIA COMO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO AFRICANO 
João Batista Nunes da Silva

31 - RAFC AL-HIJAB: CONTRIBUIÇÕES DE AL-BANNA (1256-1321) PARA O ENSINO ATUAL 
Sheila de Jesus Costa Soares

32 - RESSIGNIFICANDO QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: O OLHAR DE UM PESQUISADOR RUMO À PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR EM UM CURSINHO POPULAR 
Jair Pedro da Fé Neto; Edmilson Minoru Torisu

33- ROBÓTICA EDUCACIONAL DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Marcelo de Oliveira Vilaça

34 - SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE OURO PRETO SOBRE A PROGRESSÃO PARCIAL
Ricardo Alexandre Figueiredo

35 - UMA ANÁLISE ETNOMATEMÁTICA DOS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NAS DANÇAS TRADICIONAIS DE COSTA RICA: UM CASO ESPECÍFICO DA DANÇA AFRO-CARIBENHA “PALO DE MAYO” 
Steven Quesada Segura

36 - UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PROFESSORAS, PROFESSORES E A PESQUISA DE OPINIÃO: ALARGANDO COMPREENSÕES SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR
Amanda Vieira Mendes

37 - UMA INVESTIGAÇÃO RELACIONADA À UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Sergio Renato Pereira; Frederico da Silva Reis; Douglas da Silva Tinti

38 - UM ESTUDO QUALITATIVO EM ETNOMODELAGEM: A (RE) DESCOBERTA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DURANTE AS TRILHAS DE MATEMÁTICA 
Jéssica Rodrigues; Daniel Clark Orey

39 - UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE FORMADOR DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PRECEPTOR DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Robson Alves Faria